O que causa cravos pretos?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 9 votos

Cravos pretos – São os comedões abertos, ou seja, quando o poro não está coberto por pele, apenas por sebo. A aparência escurecida se dá por conta da oxidação que acontece quando o material (sebo, queratina e células mortas) acumulado no poro dilatado entra em contato com o ar.

Dicas para reduzir o surgimento de cravos na pele

  1. Mantenha a pele limpa. ...
  2. Faça esfoliação na pele. ...
  3. Use produtos para o seu tipo de pele. ...
  4. Aposte numa rotina de skincare diária. ...
  5. Tenha uma rotina saudável. ...
  6. Consulte um dermatologista. ...
  7. Nunca esprema a pele.

Uma maneira fácil e eficaz de se livrar dos temidos cravos do nariz é aplicar uma máscara simples de limão e mel. As propriedades adstringentes do limão abrem os poros obstruídos, enquanto o mel elimina a ação bacteriana que causa os cravos pretos.

São formados pelo acúmulo de detritos na pele, bactérias e óleo na abertura de um poro. Quando exposto ao ar, a melanina na substância oleosa fica escura por causa do processo de oxidação, dando aos cravos seu nome. Eles são uma forma de acne não inflamatória que aparece quando a sujeira entra em seus poros.

Algumas regiões do corpo produzem mais sebo que outras, como é o caso do rosto e das costas. As vezes o orifício do poro se obstrui, o que acaba por dificultar ou impedir a saída do sebo que é produzido no interior do folículo. Eis a formação do que chamamos de cravo.

Existem várias maneiras de você mesmo extrair cravos pretos em casa quando o esfoliante semanal e a máscara facial não forem mais suficientes para desalojar essas manchas. Mas atenção: acima de tudo, não tritura os cravos com os dedos e não aperte a pele entre as unhas para os fazer sair!

O que acontece se não tirar cravos? Muita gente acredita que o surgimento dos cravos é algo natural do organismo e que vai sumir por conta própria. Acontece que não é bem assim que funciona. Os cravos são, na verdade, um tipo de acne e, como tal, se não forem removidos podem causar danos na pele ao redor do poro.

Usando um pano limpo, você pode espremer a pele ao redor do cravo, que sairá pelo poro. Tenha cuidado e não use muita força. Se ela for excessiva, você pode machucar sua pele. Lembrando que a pele e as mãos precisam estar muito limpas!

Furar ou espremer os cravos para extraí-los é tentador, mas os dermatologistas aconselham a não tocá-los. Quando cutucamos a pele, corremos germes e bactérias presentes nos dedos e, dessa forma, provocar uma infecção, que transformará o cravo em cisto, podendo inclusive deixar uma cicatriz.

Quando se trata de remover os cravos, o ácido salicílico é o seu melhor amigo.

O primeiro deles é não espremer em casa. “Para extração completa, o ideal é fazer uma limpeza de pele com um profissional especializado por períodos determinados pelo seu dermatologista”, explicou. Além disso, a profissional revela que o uso de alguns ácidos pode melhorar o aspecto da acne e do cravo.