Quando a sinusite é considerada grave?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

A sinusite do tipo viral é mais comum e menos grave. Já a bacteriana tem início semelhante, mas pode se agravar com o tempo. Nesse caso o tratamento necessita de uma combinação de medicamentos.

Embora assustadora, a sinusite que evolui para óbito é rara. “Não é comum, porque mais de 80% dos quadros de sinusite são virais, e não tem essa progressão. No caso das bacterianas, uma porcentagem pequena vai evoluir para um abscesso orbital ou meningite, que é algo mais grave”, diz o especialista.

Quando a sinusite se espalha para o cérebro, pode até causar abscesso cerebral ou meningite. A inflamação do globo chega a provocar a perda da visão;, observa. Além da rinite alérgica, exames detectaram um desvio de septo em Keilliany.

A sinusite pode, sim, evoluir para pneumonia, embora isso não seja comum. A relação entre as duas condições ocorre quando a infecção se espalha dos seios paranasais para os pulmões. Isso pode acontecer se a sinusite não for tratada adequadamente ou se o sistema imunológico do indivíduo estiver enfraquecido.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Celulite palpebral (edema e obstrução das veias das pálpebras), abcessos (pus que se acumula entre o globo ocular e o osso da órbita), tromboflebite e trombose (inflamação e obstrução de veias importantes do crânio), também podem ocorrer. Sepse e até morte são mais raros, mas devem ser citados?, disse a especialista.

A sinusite seca é uma inflamação dos seios paranasais sem secreção nasal, causada por fatores como baixa umidade e desidratação. Os sintomas incluem dor nos seios paranasais e nariz seco. O tratamento envolve aliviar os sintomas e abordar as causas subjacentes, como aumentar a umidade do ambiente e manter-se hidratado.

Há casos de sinusite crônica, quando os episódios duram mais de 12 semanas. Nessas situações, talvez seja necessário o médico pedir alguns exames de imagem para avaliar o quadro. O que fazer? Na maior parte das vezes, cuidados básicos e controle dos sintomas são suficientes para superar a sinusite.