É bom tomar água gelada com dor de garganta?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

Em alguns casos, o gelado pode até aliviar a dor se houver alguma inflamação. Vale lembrar que se o paciente tomar algo extremamente gelado, em temperatura baixa extrema, pode causar certa irritabilidade em alguns casos.

Em dores agudas e inflamação de garganta causadas pela gripe, tomar sorvete pode até trazer alívio, assim como alimentos gelados ajudam no tratamento pós-cirurgia na boca ou garganta, já que eles podem diminuir o inchaço na região afetada. O frio tem propriedades anti-inflamatórias.

Embora o gelado do sorvete ou das bebidas possa causar um alívio momentâneo, ele só ajudará se a dor de garganta for causada por um fator irritante, como a poluição. No entanto, se a causa for infecciosa, o sorvete ou as bebidas geladas podem piorar o quadro infeccioso.

Quando se consome bebidas e alimentos muito gelados é natural que haja um choque térmico dentro do organismo, o que acaba paralisando estruturas ciliares presentes nas mucosas que revestem as vias aéreas, como boca, garganta e nariz.

Pimenta, vinagre, gengibre e até frutas muito ácidas, como laranja ou limão, podem irritar a mucosa da garganta. Se você já estiver com alguma inflamação, essas substâncias agressoras têm grande chance de piorar o quadro.

A bebida fria vai intensificar a irritação e pode causar mais tosse. Observação: os cílios fazem parte da laringe, localizada na garganta. Eles são feitos para barrar partículas e micro-organismos. Ah, também vale frisar que, em caso de tosse causada por engasgos, tomar algo gelado pode ajudar bastante.

Gargarejo de água morna com sal
A combinação de sal marinho e água morna é muito boa para eliminar microrganismos, aliviar a dor e complementar o efeito de analgésicos e anti-inflamatórios. Basta misturar uma pitada de sal em 100ml de água levemente aquecida, usando a solução para fazer gargarejo até três vezes ao dia.

A sua garganta fica seca e isso acaba por causar uma maior irritação da mesma.

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

Também pode ser que a tosse acabe piorando quando estamos com catarro na garganta e tomamos algo gelado, já que a baixa temperatura pode deixar a secreção mais espessa e incômoda. A partir dessas informações, podemos afirmar que tomar gelado piora a tosse em alguns casos, mas também pode ajudar a controlar o sintoma.

O frio é um grande inimigo para garganta inflamada, por isso, é necessário evitar o uso do ar condicionado. Isso porque, ele pode piorar a inflamação, desenvolvendo complicações. Porém, caso você não consiga resistir ao ar condicionado, principalmente durante o verão, evite ligá-lo em temperaturas muito baixas.

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.