Quais são os nutrientes não essenciais para o ser humano?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 10 votos

Os nutrientes “não essenciais” são produzidos pelo próprio organismo, e, portanto, não precisam ser fornecidos pela dieta. Os carboidratos são nutrientes “não essenciais” e, se consumidos em excesso, acabam prejudicando sua saúde.

Vitaminas são micronutrientes essenciais, necessários em pequenas quantidades para o correto funcionamento do organismo. O termo “essencial” se aplica pela insuficiência da produção endógena, de forma que tais elementos precisam fazer parte da composição nutricional.

Nutrientes são substâncias importantes e essenciais para o funcionamento do nosso organismo e são obtidos pela alimentação, especificamente pelo processo de digestão. Nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que são importantes para o funcionamento do nosso organismo.

Quais são os nutrientes essenciais? Os principais nutrientes são: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Os nutrientes são componentes essenciais dos alimentos que desempenham um papel fundamental no funcionamento saudável do organismo humano. Essas biomoléculas são categorizadas em diferentes grupos, incluindo proteínas, lipídios, carboidratos, vitaminas, sais minerais e água.

Uma delas é a vitamina D, produzida pelas células da pele quando a luz solar incide sobre elas. É difícil, mas não impossível, obter vitamina D em quantidade suficiente por meio da alimentação. A outra é a vitamina B12. Neste caso, mais precisamente, ela não é produzida por nossos corpos, mas sim por bactérias.

A metade dos aminoácidos é sintetizada pelo organismo e vai suprir as necessidades celulares; aqueles que não são sintetizados precisam estar presentes na dieta e são chamados de aminoácidos essenciais e os aminoácidos não-essenciais aqueles que são sintetizados no organismo.

A deficiência nutricional é referente à ausência na alimentação ou absorção insuficiente de um ou mais nutrientes. Ela pode ocasionar desde desordens leves até complicações mais sérias à saúde de alguém. A falta de vitamina D e de ferro costumam ser as carências nutricionais mais recorrentes no consultório.

Tipos de nutrientes e a importância da variação nutricional

  • carboidratos;
  • lipídios;
  • proteínas;
  • vitaminas;
  • e sais minerais.

Consumidas em excesso podem provocar desidratação e prisão de ventre, além de dificultar a absorção de diversas vitaminas e minerais pelo organismo.

Os micronutrientes são os minerais e as vitaminas. O organismo precisa dos micronutrientes em quantidade menor se comparado aos macronutrientes. Sua principal função é facilitar as reações químicas que ocorrem no corpo.

Elementos essenciais
O elemento é considerado essencial apenas quando cumpre os critérios de essencialidade, mesmo que ele melhore o crescimento ou um processo fundamental de uma planta.

As funções dos nutrientes são basicamente divididas em três classes: produtores de energia, reparadores de tecidos e reguladores dos processos vitais.