O que são drogas mais comuns?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

O álcool e o tabaco em diversas formas lideram a lista, bem como a cafeína em pastilhas e a maconha.

Maconha

Maconha - Dentre as drogas ilícitas, a maconha é a mais consumida. Cerca de 7,7% de todos os brasileiros entre 12 e 65 anos já usaram maconha pelo menos uma vez na vida. Em termos de usos habituais, cerca de 3,2% de todos os brasileiros consumiram alguma substância ilegal, o que equivale a quase 5 milhões de pessoas.

São drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, skank, chá de cogumelo, anfetaminas, clorofórmio, ópio e outras.

Fiocruz aponta que maconha é a droga mais consumida no país.

São chamadas drogas todas e quaisquer substâncias, naturais ou sintéticas, que modificam as funções normais do organismo de uma pessoa. Também são conhecidas como narcóticos ou entorpecentes. A maioria das drogas tem como origem algum tipo de planta, como a maconha e o ópio.

Heroína

Heroína. Os especialistas consultados por Nutt e sua equipe situaram a heroína como a droga mais viciante e lhe deram uma pontuação de 3 em 3. A heroína é um opiáceo que faz o nível de dopamina do sistema de recompensa do cérebro aumentar até 200% em animais de laboratório.

Os principais tipos de drogas são: Drogas naturais: como a maconha que é feita da planta cannabis sativa, e o ópio que tem origem nas flores da papoula; Drogas sintéticas: que são produzidas de forma artificial em laboratórios, como o ecstasy e o LSD; Drogas semi-sintéticas: como heroína, cocaína e crack, por exemplo.

heroína

A heroína está no primeiro lugar da nossa lista de drogas mais viciantes, mas além da capacidade dela de tornar alguém viciado, ela é muito perigosa porque a dose que pode levar a morte é apenas 5x maior do que a dose usada normalmente.

As drogas mais comumente usadas pelos jovens são álcool, tabaco e maconha. Recentemente, mais jovens começaram a fumar tabaco e maconha. Ainda há muito que não sabemos sobre os perigos da vaporização.

O canabinoide sintético —ou "maconha sintética"— é conhecido como K2, K4 e K9, mas, segundo órgãos internacionais de saúde, já foram identificadas mais de 300 variedades da nova droga até 2022.

Maconha é a droga ilícita mais consumida
E também entre os jovens: 7,4% das pessoas entre 18 e 24 anos haviam consumido drogas ilegais no ano anterior à entrevista. A substância ilícita mais consumida no Brasil é a maconha: 7,7% dos brasileiros de 12 a 65 anos já a usaram ao menos uma vez na vida.

Exemplos de drogas naturais: maconha, cogumelos, ópio, chá de iboga, chá de trombeteira, ayahuasca, entre outros. Como citado anteriormente, muitas pessoas acreditam que, por serem naturais, essas drogas não oferecem nenhum risco à saúde, mas estão enganadas.

São Paulo - Um estudo científico comparou os efeitos de sete drogas recreativas nos seres humanos e concluiu que a maconha é a menos mortal delas.