Qual droga te deixa mais inteligente?

Perguntado por: ofreitas5 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os psicoestimulantes como metilfenidato ou lisdexanfetamina vem sendo difundido entre jovens e profissionais como uma droga que potencialmente te deixa mais inteligente.

Ritalina
Pessoas saudáveis utilizam este medicamento buscando ter melhor concentração, memória, aprendizado e atenção. Por isso, ela é considerada uma droga da inteligência.

O modafinil atua nas funções cognitivas do cérebro humano. A droga age diretamente na chamada “inteligência fluida”, que usamos para solucionar problemas e pensar de maneira mais criativa.

Muitos estudantes nas universidades de Cambridge, Oxford e Harvard já testaram e aprovaram. Agora é a vez de um estudo apontar que o modafinil (também vendido como Provigil) melhora a concentração, a atenção e a capacidade de aprender, sem deixar sequelas como dependência química.

Tidas como verdadeiros potencializadores da cognição, as smart drugs são drogas utilizadas por indivíduos que desejam melhorar seu desempenho, concentração e ampliar a capacidade mental para se destacarem no trabalho e nos estudos.

São os chamados estimulantes. Duas opções cada vez mais populares são anfetaminas e metilfenidato, medicamentos vendidos sob as marcas Adderall e Ritalina.

A dopamina é mais conhecida por sua participação no ciclo de recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas. Além disso, a dopamina atua no controle de movimentos, aprendizado, cognição e memória.

Preparamos algumas dicas para te ajudar a turbinar o desempenho cerebral.

  1. Associar a uma imagem.
  2. Evite fazer muitas tarefas ao mesmo tempo.
  3. Escolha bem o que você come.
  4. Pratique atividades físicas.
  5. Tenha um sono de qualidade.
  6. Descanse bem.
  7. Busque atividades que desenvolvam a memória.
  8. Faça mapas mentais.

Assim, é preciso se esforçar mais durante as poucas horas do dia que restam para estudar. Então, surgem indicações de associar a ritalina aos estudos. A maioria das pessoas intensifica o uso deste psicoestimulante na intenção de reforçar a concentração e resistência para cumprir duradouras horas de estudos por dia.

Entre os alimentos que ajudam a turbinar o raciocínio, ganhar foco e preservar as lembranças, estão o espinafre, o brócolis, o abacate, o suco de uva, o azeite de oliva, chás, peixes, nozes, castanhas e o chocolate amargo.

Tida como fonte de coragem e artifício para superar medo e dor, a droga captagon tem sido amplamente usada por combatentes que lutam na guerra civil do país.

Drogas depressoras
Elas diminuem a atenção, a concentração, a tensão emocional e a capacidade intelectual. Exemplos: ansiolíticos (tranquilizantes), álcool, inalantes (cola) e narcóticos (morfina, heroína).

Vendido com os nomes comerciais de Ritalina e Concerta, metilfenidato ganhou fama de 'fórmula mágica' da cognição, principalmente por universitários e concurseiros, mas especialistas ouvidos pelo g1 ressaltam ineficácia no aumento do intelecto e citam riscos do uso sem prescrição.

Ela tem como princípio ativo o Cloridrato de Metilfenidato, que estimula o sistema nervoso central e ajuda a manter a concentração e a não ter sono durante o dia, por exemplo.

A Ritalina é um remédio utilizado para tratar o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), uma condição comportamental que atinge crianças, adolescentes e adultos. Os sintomas mais comuns incluem problemas para se concentrar, comportamento inquieto e impulsividade.

ecstasy

O ecstasy, também conhecido como MDMA, traz o sentimento de euforia e faz tudo parecer melhor, mas a lista de sensações positivas termina por aí.