Como saber se a sinusite tá piorando?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Quando a sinusite é grave?

  1. secreção nasal amarelada e purulenta;
  2. dores e sensação de peso na face;
  3. tosse e pigarro;
  4. febre acima de 39°C;
  5. edema ou vermelhidão na face;
  6. alteração visual;
  7. dor de cabeça intensa;
  8. prostração.

Além de ressecar as mucosas e dificultar a drenagem de secreção, pode disseminar agentes infecciosos (especialmente fungos) que contaminam os seios da face; Procure um médico se os sintomas persistirem. O tratamento inadequado da sinusite pode fazer com que a doença se torne crônica.

Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro. “Procure manter o ambiente arejado, tomar bastante líquido, realizar a lavagem nasal diariamente e seguir as orientações do uso dos medicamentos prescritos pelo médico”, explica Pitelli.

Rinossinusite aguda: duração de até quatro semanas. Rinossinusite subaguda: duração superior a quatro semanas e inferior a 12 semanas. Rinossinusite crônica: duração maior que 12 semanas. Aqui os sintomas são mais intensos que na forma aguda.

A sinusite aguda geralmente começa com sintomas semelhantes aos do resfriado, como coriza e nariz entupido e dor facial. Pode começar repentinamente e durar de 2 a 4 semanas. A sinusite subaguda geralmente dura de 4 a 12 semanas. Os sintomas de sinusite crônica duram 12 semanas ou mais.

A sinusite crônica geralmente é noturna e aumenta de intensidade quando você deita porque a secreção escorre e irrita as vias aéreas.

Quando a sinusite se espalha para o cérebro, pode até causar abscesso cerebral ou meningite. A inflamação do globo chega a provocar a perda da visão;, observa. Além da rinite alérgica, exames detectaram um desvio de septo em Keilliany.

O uso de descongestionantes, sprays nasais de corticoides e a aplicação local de calor e umidade podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a drenagem dos seios. A sinusite recorrente pode requerer cirurgia para melhorar a drenagem dos seios.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Para combater a infecção e restabelecer o fluxo de drenagem da região, o mais comum é o uso de medicamentos antibióticos, quando a sinusite é bacteriana, e lavagem dos seios nasais com soro fisiológico. Descongestionantes orais ou nasais e anti-inflamatórios podem fazer parte do tratamento.

A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

A sinusite pode, sim, evoluir para pneumonia, embora isso não seja comum. A relação entre as duas condições ocorre quando a infecção se espalha dos seios paranasais para os pulmões. Isso pode acontecer se a sinusite não for tratada adequadamente ou se o sistema imunológico do indivíduo estiver enfraquecido.

Embora assustadora, a sinusite que evolui para óbito é rara. “Não é comum, porque mais de 80% dos quadros de sinusite são virais, e não tem essa progressão. No caso das bacterianas, uma porcentagem pequena vai evoluir para um abscesso orbital ou meningite, que é algo mais grave”, diz o especialista.

Esses medicamentos podem ser usados depois de dez dias de sinusite viral (que geralmente evolui para a bacteriana) ou após cinco dias, se houver piora dos sintomas.