Como saber se a acne é do tipo hormonal?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

As espinhas hormonais aparecem na parte inferior do rosto, chamada de "zona U" (mandíbula, queixo e pescoço), no decote e na região superior das costas. Esses são importantes sinais para você saber se a acne é hormonal.

Sinais da Acne Hormonal

  1. "Zona U" (mandíbula, queixo e pescoço), no decote e na região superior das costas.
  2. Espinhas avermelhadas e com nódulos.
  3. Inflamação e produção de sebo no rosto.

Um tratamento hormonal que realmente funciona no controle da acne é nada mais, nada menos que “a pílula”. As pílulas anticoncepcionais contêm estrogênio e progesterona e bloqueiam o efeito de andrógenos no corpo.

Alimentos com alto índice glicêmico e alimentos ricos em lactose também estão associados a piora do quadro de acne.

Os exames laboratoriais considerados de valor diagnóstico para endocrinopatias relacionadas a acne foram: testosterona livre, androstenediona, deidroepiandrosterona, sulfato de deidroepiandrosterona, hormônio folículo estimulante, hormônio luteinizante e prolactina.

Nas mulheres adultas, a acne hormonal acomete com maior frequência a zona U, que inclui mandíbula, queixo, pescoço, colo e costas.

“Ela tem por características lesões bem inflamatórias, então tem nódulo e lesões avermelhadas. Dificilmente essas pessoas tem acne na testa. Esse tipo de acne é mais comum de aparecer na parte inferior do rosto, na parte do pescoço”, completa.

Infelizmente, sendo realista, os tratamentos para a acne demoram semanas, em vez de dias, para mostrar resultado. Isso acontece porque a acne é uma condição genética e hormonal com mecanismos complexos em jogo.

Eritromicina ou clindamicina
Algumas opções disponíveis no mercado incluem: Gel de peróxido de benzoíla 5% + clindamicina a 1%. Gel de peróxido de benzoíla 5% + eritromicina 3%.

Sejam atividades físicas, meditação, leitura ou outros hobbies, menos cobrança e um tempo para relaxarmos. Por dentro e por fora: esse é o tratamento ideal da acne causada por estresse ou cansaço.

Os termos acne e espinha representam a mesma patologia, sendo acne o nome científico para o problema e espinha a palavra mais utilizada na linguagem popular para casos isolados. A inflamação geralmente aparece em peles oleosas e tem seus primeiros sinais na adolescência.

4 dicas para equilibrar os hormônios

  1. Fazer atividade física.
  2. Ter uma boa noite de sono.
  3. Diminuir o consumo de açúcar e carboidratos.
  4. Administrar o estresse.

Queixo: O aparecimento da acne está relacionado, em sua maioria, com alterações hormonais. Nariz: Existe uma predisposição para o surgimento de cravos e espinhas. Mas os índices de vitamina B podem estar baixos também. Bochechas: A acne que surge nesta região pode estar relacionada com um alto consumo de açúcar.

Fase ovulatória: aqui, a pele passa a ter um pouquinho mais de oleosidade, causando o eventual aparecimento de acne e predisposição as manchinhas da pele. Nesta fase, ainda há altos níveis de estrogênio.

Os hormônios interferem diretamente nas espinhas. Isso ocorre principalmente com a ação da testosterona e outros hormônios masculinos, que aumentam o estímulo das glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade da pele. No entanto, quando a acne causada é muito grave, o desequilíbrio hormonal também pode ser preocupante.

Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.