O que acontece se eu não tirar os cravos?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

O que acontece se não tirar cravos? Muita gente acredita que o surgimento dos cravos é algo natural do organismo e que vai sumir por conta própria. Acontece que não é bem assim que funciona. Os cravos são, na verdade, um tipo de acne e, como tal, se não forem removidos podem causar danos na pele ao redor do poro.

Saiba como cuidar da pele com cravos e espinhas
Nunca esprema ou cutuque cravos e espinhas ou qualquer outra coisa que apareça na pele. Primeiramente, esse hábito não só não melhora o problema, como pode aumentar a chance de infecções e piorar o quadro.

Furar ou espremer os cravos para extraí-los é tentador, mas os dermatologistas aconselham a não tocá-los. Quando cutucamos a pele, corremos germes e bactérias presentes nos dedos e, dessa forma, provocar uma infecção, que transformará o cravo em cisto, podendo inclusive deixar uma cicatriz.

Na maioria dos casos, eles desaparecem em poucas semanas por conta própria. Diferente dos cravos brancos, miliuns não podem ser espremidos. Tentar fazer isso pode causar feridas na pele, deixar cicatrizes e causar infecções. Um dermatologista pode fazer a identificação apropriada.

Como já dissemos, cravos são acúmulos de sebo dentro dos folículos (poros).

Entenda. Cravos pretos – São os comedões abertos, ou seja, quando o poro não está coberto por pele, apenas por sebo. A aparência escurecida se dá por conta da oxidação que acontece quando o material (sebo, queratina e células mortas) acumulado no poro dilatado entra em contato com o ar.

São cravos mais recentes que têm a camada da pele encobrindo, portanto, sua remoção torna-se mais difícil. Nesses casos, fazemos uma emoliência bem caprichada e utilizamos as lancetas (agulhas bem fininhas), que ajudam muito nessa remoção.

“O motivo disso ocorrer ainda é incerto, mas uma possível explicação para este fenômeno é o fato de existir neste local de constante incidência de cravos um aglomerado de glândulas sebáceas, ou até mesmo bactérias, que constantemente causem uma inflamação”, explica.

O primeiro passo é lavar a área espremida (e as suas mãos) para garantir a higiene, desinfetar a região, remover as sujidades e evitar piora da inflamação.

O que é a massa branca que sai do cravo? Os cravos são resultados do folículo piloso entupido. Essa região fica entupida por conta do acúmulo de sebo, que pode ser definido como uma massa branca, resultado do excesso de oleosidade da pele.

Dicas para reduzir o surgimento de cravos na pele

  1. Mantenha a pele limpa. ...
  2. Faça esfoliação na pele. ...
  3. Use produtos para o seu tipo de pele. ...
  4. Aposte numa rotina de skincare diária. ...
  5. Tenha uma rotina saudável. ...
  6. Consulte um dermatologista. ...
  7. Nunca esprema a pele.

A melhor maneira é preparar a pele com uma esfoliação leve no chuveiro. Além disso, o vapor do chuveiro ajuda a aquecer a pele, o que suaviza e abre os poros para facilitar a extração. Depois de tomar banho e secar a pele, envolva os dedos com lenço de papel e esprema delicadamente o cravo do poro.