Por que a acne não acaba?

Perguntado por: eviana4 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 10 votos

Alterações hormonais, como a Síndome dos Ovários Policísticos são causas comuns de acne e devem ser suspeitadas especialmente em casos muito resistentes ao tratamento. Consultar um médico é fundamental. Este um dos principais motivos por que a acne não melhora.

O tratamento da acne adulta dependerá da causa e da gravidade, podendo levar meses ou anos. Ele pode ser feito por meio de produtos tópicos na pele e com antibióticos e anti-inflamatórios ou outros tipos de medicamentos, como a isotretinoína, via oral.

Os sintomas de acne melhoram gradualmente à medida que as pessoas envelhecem e tendem a desaparecer a partir dos 20 anos.

Com os tratamentos atuais da acne e a experiência de um profissional capacitado, todos os casos de acne podem ser resolvidos. O dermatologista adaptará um plano de tratamento às necessidades exclusivas de cada paciente”, finaliza.

A exposição em excesso aos raios solares agrava o quadro de acne porque faz a pele produzir mais oleosidade.

A acne pode ser causada por diversos motivos, entre eles alterações hormonais, predisposições genéticas, níveis elevados de estresse, uso de alguns medicamentos específicos, suplementos e cosméticos com formulações e texturas oleosas.

A produção de sebo é controlada por hormônios chamados andrógenos, como testosterona (sim, as meninas também têm!) e seus comparativos. Quando esses hormônios estão em maior proporção em comparação a outros hormônios do corpo, como estrogênio e progesterona, a pele acaba produzindo mais sebo.

Manter a pele limpa, hidratada e bem cuidada ajuda tanto no sentido de prevenir como também de melhorar o aspecto de espinhas ou cravos presentes. Lave o rosto com sabonete específico para o seu tipo de pele pelo menos 2x ao dia, hidrate e passe protetor solar específico para o rosto.

As espinhas hormonais aparecem na parte inferior do rosto, chamada de "zona U" (mandíbula, queixo e pescoço), no decote e na região superior das costas. Esses são importantes sinais para você saber se a acne é hormonal.

Para casos de acne severa ou cística, receito um tratamento poderoso chamado isotretinoína (Accutane). Ele trata a produção de excesso de óleo diretamente na raiz do problema e pode inclusive curar a acne cística.

As tetraciclinas são a primeira linha de tratamento antibiótico oral contra a acne. Se tratam de uma classe de antibióticos que atinge as proteínas que formam uma série de bactérias, incluindo aquelas que estão relacionadas à acne. As mais recomendadas no Brasil são a limeciclina, a doxiciclina e a minociclina.

Por exemplo, vitaminas do complexo B, que é importante para o funcionamento do nosso sistema nervoso, quando está em excesso pode aumentar a oleosidade.

Pessoas com acne grave têm um grande número de cravos e comedões, espinhas e pústulas ou acne cística (profunda). Na acne cística, as pessoas têm cistos consistindo em nódulos grandes, vermelhos, dolorosos e cheios de pus que podem se fundir sob a pele formando abscessos maiores e supurativos.

Os termos acne e espinha representam a mesma patologia, sendo acne o nome científico para o problema e espinha a palavra mais utilizada na linguagem popular para casos isolados. A inflamação geralmente aparece em peles oleosas e tem seus primeiros sinais na adolescência.

  • Gel De Limpeza Neutrogena Acne Proofing 200ml. Poxa, esta oferta já encerrou! ...
  • Avene Cleanance Gel de Limpeza. Poxa, esta oferta já encerrou! ...
  • Sabonete Liquido Bioderma Sebium Gel Moussant. ...
  • Gel de Limpeza Vichy Normaderm Phytosolution 60g. ...
  • Sabonete Liquido Skinceuticals Blemish Age Cleansing Gel.