Como fica a cicatriz de uma abdominoplastia?

Perguntado por: lmarinho4 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

A cicatriz nem sempre circunda o umbigo. Isso geralmente está presente na abdominoplastia total. Embora muito visível no início, com o tempo, ele se funde ao abdômen e se torna menos perceptível.

O processo de cicatrização completo é em aproximadamente 1 ano após a cirurgia de abdominoplastia. Durante esse período a região vai mudar de aparência, textura, cor, aspecto… Mas, em alguns casos, o médico já indica opções para melhorar a qualidade da cicatriz e evitar que elas fiquem elevadas ou irregulares.

A técnica é recomendada para pacientes que tenham sofrido uma perda de peso muito importante, como os que passam por uma cirurgia bariátrica. Cicatriz: fica em forma de “T” invertido e lembra uma âncora.

No período imediato, a cicatriz ficará bem pouco visível, vai aparecer apenas um corte, uma fina linha avermelhada. Já no período mediato, a cicatriz abdominoplastia, em 40 dias, começa a sofrer um espessamento natural, com mudança de coloração, indo para um tom de marrom.

Uma cicatriz aceita como agradável, estética ou normal, deve ser fina, sem relevo na pele, de coloração semelhante à da pele local e, às vezes, torna-se quase imperceptível.

Outra alternativa de como clarear a cicatriz da abdominoplastia é através de tratamento com laser. O laser Starlux fracionado de 1540 nm, por exemplo, proporcionar um clareamento na cicatriz pois promove a remodelação de colágeno, melhorando a textura da mesma e promovendo um certo clareamento.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação. O colágeno é a proteína mais abundante no corpo humano e também é o principal componente da matriz extracelular dos tecidos.

Quanto tempo a pele cola depois da abdominoplastia? A recuperação da abdominoplastia para a pele “colar” depois da cirurgia varia para cada paciente. Usualmente, entre 1-3 meses, a pele já está bastante aderida e com cicatrização forte, mas apenas com 12 meses temos a maturação completa da cicatriz.

Complexidade do procedimento, idade do paciente, características individuais e adesão (ou não) aos cuidados pré-operatórios estão entre os fatores que aceleram ou retardam o desaparecimento dos edemas. É natural que boa parte do inchaço desapareça cerca de três semanas após a abdominoplastia.

Você deve andar curvada nos primeiros 14 a 21 dias após a abdominoplastia. O tempo pode ser maior ou menor dependendo da evolução do seu caso, de procedimentos associados (por exemplo lipoaspiração) e das sessões de drenagem linfática que você está fazendo, que ajudam muito no processo de recuperação.

As 6 melhores pomadas para cicatriz

  1. Alantoína. A alantoína é uma substância natural que pode ser obtida de uma planta chamada “confrei”. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Alicina. ...
  4. Gel de extrato de cebola. ...
  5. Adapaleno. ...
  6. Óleo de rosa mosqueta.

Quanto tempo depois da abdominoplastia posso ter relação? Não existe um período para realização de atividade sexual após a abdominoplastia, mas geralmente, o paciente pode retomar após 30 dias se se sentir confortável.

O que causa as cicatrizes hipertróficas? As cicatrizes hipertróficas são causadas em resposta a lesões na pele, podendo ser de origem traumática ou cirúrgica, aparecendo quando há tensão na região da cicatriz, demora para o fechamento da lesão e infecção na ferida. Elas são causa da superprodução de colágeno.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Fase de maturação
É a de maior importância clínica, no processo de cicatrização, pois é quando a ferida recebe maior suporte. Essa fase final se inicia após vinte e um dias da lesão, podendo perdurar até um ano.