Pode fazer caminhada com cinta na barriga?

Perguntado por: ofigueiroa4 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

De acordo com o cirurgião plástico Marco Cassol, com muito tempo de uso, a cinta pode, realmente, trazer resultado. Porém, o uso da cinta modeladora para malhar é perigoso por causa da restrição respiratória.

Fazer caminhada com cinta ajuda a perder barriga? Não existem estudos científicos que comprovem que o uso de cintas durante os exercícios ajudam a perder barriga. As cintas são utilizadas para modelar o corpo, comprimindo-o, mas ao removê-la, o corpo volta ao normal.

Por isso, uma cinta abdominal possui o poder de, sim, diminuir a barriga. Afinal, a peça elástica comprime o abdômen e torna a região o mais “chapada” possível, com um belo efeito visual. Essa diminuição da barriga ocorre em dois estágios.

É muito importante que use a lingerie corretamente, conforme indicado por médicos ou especialistas. Para ter os efeitos esperados, é ideal que use a cinta modeladora de 6h a 8h por dia. Com isso, de 4 a 6 meses de uso recorrente, você começará a sentir as diferenças no seu corpo e perceber que perdeu medidas.

Como fica a barriga depois de usar cinta? Por deixar a região do abdômen mais firme, dando sustentação aos músculos, a cinta modeladora tem o poder de melhorar a postura. Essa peça faz com que a coluna permaneça ereta, evitando a formação da "corcunda".

Melhora o humor e diminui o estresse
Os efeitos da caminhada também incluem a saúde mental. O relaxamento, a sensação de bem-estar e a regulação do humor são exemplos disso. Caminhar, mesmo que alguns minutos por dia, acalma a ansiedade e melhora o seu humor, principalmente se estiver caminhando na natureza.

Melhora a circulação
Após caminhar por aproximadamente 40 minutos, a tendência é que a sua pressão arterial reduza nas próximas 24 horas. Isso corre graças ao aumento do fluxo de sangue durante a atividade, que faz com que os vasos sanguíneos se expandam e, consequentemente, diminuam a pressão.

"Utilize a cinta nos horários diurnos apenas, lembre-se que 2 a 4 horas por dia já traz excelentes resultados", afirma.

Envolva a cinta em volta do abdômen. Utilize os ganchos ou velcros presentes na peça para ajustá-la de forma confortável, porém garantindo que esteja exercendo leve compressão; A cinta não deve ficar folgada e nem muito apertada (ao ponto de dificultar a respiração).

VERDADE! Utilizar a cinta abdominal diariamente pelo tempo recomendado pelos especialistas pode, em longo prazo, ajudar a modelar o corpo definitivamente e reduzir medidas.

Se o treino para afinar a cintura for feito enquanto dorme, é recomendado que use travesseiros de apoio para dar melhor suporte à coluna, caso durma de lado. Atenção, o uso noturno só é recomendado após o processo de adaptação. Veja mais dicas gerais de uso aqui.

O acessório, além de manter a área protegida, ajuda na recuperação dos tecidos musculares e potencializa os resultados de cirurgias plásticas, como lipoaspiração e abdominoplastia.

Usar a cinta modeladora durante muitas horas pode gerar atrofia da musculatura paravertebral e da musculatura da coluna, o que, fatalmente, repercutirá nas costas com dores futuras”. E o pior, o médico explica que o efeito pode ser permanente.

Como a malha é composta de fibras que trabalham a elasticidade da peça, tal procedimento de colocar na geladeira faz com que as fibras voltem para seu estado original!