Quanto tempo leva para perder a gordura da barriga?

Perguntado por: rsalgueiro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

Quer emagrecer apenas uma parte específica do corpo? Infelizmente, não é possível. De acordo com a nutricionista Raquel Rodrigues e o educador físico Antônio Neves, não adianta falar, por exemplo, que quer apenas diminuir a barriga. O emagrecimento acontece em um contexto geral.

Como comentamos, as más escolhas alimentares e uma rotina muito sedentária proporcionam um quadro evolutivo ainda maior nessas regiões predispostas. Além disso, a idade e fatores biológicos, como hormônios e o metabolismo, podem contribuir significativamente para o acúmulo de gordura nessas regiões.

Corrida, ciclismo ou até mesmo natação de alta intensidade são excelentes para acabar com a pochete da barriguinha. 2 - Antes de tentar suar a camisa até ficar esgotada na academia, fique de olho na sua dieta e nos seus hábitos de frequência ao banheiro.

Alguns dos sinais que indicam que você está na verdade perdendo líquido ao invés de gordura corporal são: apesar do peso na balança ter mudado, suas roupas continuam apertadas; o seu corpo parece menos inchado; e seu peso varia de um dia para o outro.

A localização central de gordura visceral é influenciada por vários fatores como: sexo, genética, idade, sedentarismo, hormônios, tabagismo, ingestão alimentar e de bebida alcoólica. Os homens tendem a ter maior proporção de gordura abdominal, obesidade andróide.

O próximo local de eliminação de gordura é na região de membros inferiores (pernas e glúteo). E por último perdemos gordura na região do tronco (onde estão as células de gordura da barriga). Por isso, É IMPOSSÍVEL você perder gordura APENAS NA BARRIGA (a não ser que você faça uma cirurgia plástica).

O motivo para a maior dificuldade em queimá-las é bem simples, como explica a médica: “A gordura subcutânea (localizada) está associada a uma taxa metabólica mais lenta, o que faz com que seja mais resistente, demorando mais para responder às nossas tentativas de eliminá-la”.

Melhores aparelhos para perder peso

  • Bicicleta ergométrica: Este aparelho é considerado um dos mais confortáveis, isso porque traz a vantagem de ser praticado sentado, fazendo com que as costas e as articulações não sofram tantos impactos. ...
  • Aparelho elíptico: ...
  • Esteira elétrica: ...
  • Leia também.

A subcutânea é a camada mais profunda da pele e seu principal efeito é inestético, como os culotes. Apesar de não causar tantos prejuízos à saúde, esse é o tipo de gordura localizada mais difícil de perder devido ao metabolismo que demora a responder aos estímulos do organismo.

Contudo, também é importante evitar alimentos de carboidratos simples. Por exemplo, pães, massas, refrigerantes, doces e bebidas alcoólicas. Afinal, essas opções desaceleram o organismo e promovem o que popularmente conhecemos por “pneuzinhos”.

A gordura subcutânea, embora menos perigosa para a saúde, é muito mais teimosa e mais difícil de perder. Ou seja, o exercício local, como abdominais, pode contrair os músculos abdominais, mas não reduz necessariamente a gordura visceral.