É melhor dormir com fome ou comer?

Perguntado por: tjesus . Última atualização: 11 de julho de 2023
4 / 5 13 votos

E agora: é melhor dormir com fome ou comer à noite? Segundo especialistas, essa resposta não é tão simples. “Para um bom sono, é melhor não dormir com muita fome ou muito cheia”, explica Lisa Moskovitz, nutricionista nos Estados Unidos.

Já sabemos o que deve ser evitado antes de dormir, mas isso não quer dizer que, para facilitar, é melhor dormir de estômago vazio. O que devemos é evitar exageros nas refeições antes de dormir.

Para que haja a correta digestão do alimento e assim se evite qualquer tipo de complicação, a recomendação, à noite, é esperar três horas para deitar após comer, sobretudo quem sofre de refluxo, hipertensão arterial e doenças estomacais.

Dormir de estômago vazio não é bom, já que ficamos por um longo período sem nos alimentar quando estamos dormindo, mas se alimentar excessivamente à noite também não é um hábito saudável. O mais indicado é fazer uma refeição completa e leve no horário do jantar e uma ceia duas horas antes de dormir.

Confira a lista de alimentos perfeitos para comer antes de dormir:

  • Banana;
  • Frutas secas;
  • Leite morno;
  • Iogurte natural com aveia;
  • Chás calmantes, como o de camomila, erva-doce e passiflora;
  • Abacate;
  • Castanhas;
  • Cereja.

O apetite é controlado por um equilíbrio de dois neurotransmissores: a grelina e a leptina. Enquanto a grelina promove a fome, a leptina gera a sensação de saciedade. Depois de uma noite de descanso, os níveis de ambos vão variando ao longo do dia para lançar sinais avisando o corpo que é hora de comer ou de parar.

O jejum intermitente é uma estratégia para emagrecimento em que a ideia é não ingerir alimentos por mais de oito horas. Desse modo, ficar sem jantar poderia ser parte desse protocolo: como o corpo fica sem a energia vinda das refeições, ele se autorregula e acaba queimando mais gordura para manter seu funcionamento.

Passar fome, literalmente não vai te ajudar a emagrecer da forma que você deseja, por alguns motivos bem simples: Quando estamos com fome, tendemos a comer alimentos menos saudáveis; E o nosso corpo começa a absorver o que não deveria.

São liberados hormônios no processo de absorção de alimentos. Portanto, se o paciente comer e logo ir dormir, esses mecanismos hormonais podem ter impactos negativos no organismo, e alguns desses impactos incluem ganho de peso ou mesmo obesidade.

O ideal é que se descanse no período de 30 minutos no caso de adultos e no máximo 2 horas no caso das crianças, já que ultrapassando esse tempo você irá sofrer com a falta de sono noturno e, consequentemente, sofrerá com um resultado inverso.

Ficar frequentemente em jejum pode causar problemas mais sérios, como obesidade, diabetes tipo 2 e também gordura no fígado.

Shelby Harris, psicóloga e especialista em medicina comportamental do sono, partilha 4 coisas que nunca devemos fazer antes de dormir:

  • Olhar para ecrãs. ...
  • Esforços físicos. ...
  • Consumir cafeína ou álcool. ...
  • Saltar a rotina de cuidados com a pele.

O processo de digestão lento pode desencadear problemas no sono e, consequentemente, indisposição no dia posterior. Além disso, dormir após as refeições podem causar refluxo, ou seja, o retorno do produto da digestão para o esôfago.