Quanto custa a cirurgia de hiperidrose axilar?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

O preço médio de um tratamento para hiperidrose é de R$ 12.000. O preço deste tratamento é indicativo.

HULW/Ebserh viabiliza cirurgia para cura do suor excessivo pelo SUS. O Hospital Universitário Lauro Wanderley agora administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vem recebendo equipamentos de ponta para realização dos mais diversos tipos de cirurgia.

Após fazer o diagnóstico da hiperidrose e o acompanhamento com um dermatologista, o paciente pode conseguir o encaminhamento e realizar a cirurgia pelo sistema público de saúde.

A cirurgia é feita sob anestesia geral, que dura cerca de 30 minutos. Através de orifícios de 5mm e 3mm na parede torácica, o cirurgião introduz uma câmera de vídeo e instrumentos, realizando uma divisão ou colocação de clips (clipagem) em locais apropriados da cadeia nervosa simpática dentro do tórax.

A hiperidrose primária, principal alvo da cirurgia de simpatectomia, é categorizada pelo suor excessivo na palma das mãos, na planta dos pés, nas axilas e as vezes no rosto, mesmo quando o indivíduo está parado calmo.

Use antitranspirantes
Pode parecer um conselho óbvio, mas muitos erram na hora de escolher o produto ou não fazem seu uso adequado. Os desodorantes comuns podem até acabar com o odor, mas para tratar a transpiração excessiva nas axilas o ideal é escolher um antitranspirante.

Tratamento de hiperidrose
É normal que o paciente procure um clínico geral por não saber o que é exatamente. No entanto, será encaminhado a um dermatologista. Assim, ele realizará o diagnóstico por meio de exames de sangue, urina, teste de iodo e suor, e teste específico.

Agora, caso vá adquirir o antitranspirante no Brasil, principalmente devido ao seu registro na ANVISA e sua embalagem em spray, o que garante sua segurança e eficácia, consideramos o Odaban o antitranspirante mais indicado para o seu tratamento!

O tratamento cirúrgico indicado, é a lipoaspiração de axilas, onde com um cânula de pequeno diâmetro, é realizado uma lipoaspiração superficial, removendo uma boa parte das glândulas presentes na derme ( camada intermediária da pele ), e obtenho em 80% dos casos, uma importante diminuição do odor.

Aspiração das glândulas sudoríparas
Habitualmente realizado pelo cirurgião plástico, é um método recomendado para hiperidrose na região das axilas e é uma cirurgia realizada por meio de pequenas incisões para sucção das glândulas responsáveis pela sudorese. A anestesia é local, e o paciente tem alta no mesmo dia.

A maior parte dos pacientes opta por retornar às suas atividades normais entre 2 a 4 dias após o procedimento cirúrgico.

A hiperidrose acontece devido a uma secreção intensa das glândulas écrinas, responsáveis pela regulação da temperatura basal – mais concentradas na superfície da pele, especialmente nas axilas, mãos, planta dos pés, região inguinal e perineal, além de rosto e cabeça.

Pode ocorrer, em cerca de 30% dos pacientes, a “hiperidrose de rebote”, ou seja, após alguns dias de um resultado pós-operatório eficaz, repentina e inexplicavelmente, a hiperidrose retorna. É um efeito breve e temporário que deve ser informado ao paciente a fim de evitar a grande ansiedade gerada pelo fenômeno.

O preço médio de um tratamento para hiperidrose é de R$ 12.000.