Qual a diferença de bafo e mau hálito?

Perguntado por: acardoso2 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

O mau hálito é a liberação de odores desagradáveis pela boca, que pode ocorrer por diversas causas, mas não se trata de uma doença. O mau hálito, popularmente chamado de bafo, é a eliminação de odores desagradáveis pela boca.

“A língua possui diversas papilas gustativas entre as quais se formam criptas, ou seja, saquinhos que retêm resíduos de alimentos, células epiteliais descamadas e placas bacterianas que começam a fermentar e a liberar odor de enxofre. Essa é, sem dúvida, a principal causa do mau hálito”, revela o dentista.

Também chamado de halitose e mau hálito, quando ele está na boca, ele ocorre pela ação de bactérias. Ao consumir restos de comida, enxofre é liberado e esta substância é famosa por ter um odor forte. A placa bacteriana (biofilme) também contribui para o aparecimento do problema.

Sete Dicas para Tratar o Mau Hálito

  1. Dupla certeira: escova de dente + fio dental. A boca contém milhões de bactérias, com centenas de tipos que vivem na região. ...
  2. Limpeza da língua e das amígdalas. ...
  3. Beber bastante água. ...
  4. Não utilize só as pastilhas. ...
  5. Hábitos alimentares. ...
  6. Deixe de fumar. ...
  7. Visitar o dentista.

Em 60% das vezes, aquele odor desagradável que sai da boca é provocado pela saburra, uma camada branca que se deposita na língua. E por que ela gera cheiro ruim? A saburra nada mais é do que um concentrado de bactérias que aparece seja pela falta de higiene bucal seja por uma tendência natural da pessoa.

Odor de fezes na boca pode ser provocado por diferentes causas, como periodontite, doenças ou problemas gastrointestinais. Nem sempre a origem do cheiro é real. A halitose, popularmente conhecida como mau hálito, é uma condição anormal que torna desagradáveis os odores exalados pela boca e pelas narinas.

Halitose genuína – subdividida em: – halitose fisiológica: causada por saburra lingual e pouca higiene bucal;- halitose patológica: intra-oral: exala odor pela cavidade oral; e extra-oral: pode apresentar ao mesmo tempo mau odor oral e nasal ou unicamente mau odor nasal.

Apesar de ser muito desagradável, o mau hálito não pode ser transmitido pelo beijo. Apesar de ser muito desagradável, o mau hálito não pode ser transmitido pelo beijo. Esse tipo de contágio não é possível pois a halitose é provocada por bactérias já existentes na boca do indivíduo, ou por problemas gastrointestinais.

Em caso de mau hálito matinal, a dica principal é prestar atenção com os cuidados bucais. Passar o fio dental e fazer a escovação dos dentes e língua são práticas indispensáveis na hora de dormir e acordar. Outro grande aliado para inserir em sua rotina é o enxaguante bucal.

Medir o mau hálito? Sim. Essa medição é feita através de um aparelho chamado halímetro que avalia a quantidade de odor de enxofre contida no hálito dentro de uma escala que varia de 1 a 4, sendo 4 o indicativo da presença de halitose e 1 a ausência do problema.

Quando o conteúdo do estômago, eventualmente, volta até a boca, seu odor também é ácido , assim como no arroto, muito diferente do cheiro característico do mau hálito, e dura poucos segundos, ao contrário ao odor da halitose, que pode persistir por períodos muito mais prolongados ou, até mesmo, ser constante.