Porque estômago vazio da mau hálito?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

O estômago vazio é uma das causa do mau hálito, porque o suco gástrico começa a ser sentido na boca. Isso também acontece durante outros longos intervalos de tempo entre refeições. Certos alimentos, como alho, cebola, peixe e algumas bebidas alcoólicas, também podem deixar sua marca no hálito.

Ainda assim, poucas pessoas sabem que um dos efeitos colaterais do processo é o mau hálito. Isso porque, na ausência de alimentos, o nosso organismo busca outras fontes de energia e seleciona moléculas de oxaloacetato e ácidos graxos para queimar, resultando nos corpos cetônicos que causam o mau hálito.

Quando o conteúdo do estômago, eventualmente, volta até a boca, seu odor também é ácido , assim como no arroto, muito diferente do cheiro característico do mau hálito, e dura poucos segundos, ao contrário ao odor da halitose, que pode persistir por períodos muito mais prolongados ou, até mesmo, ser constante.

Tratamento. Geralmente, esse problema não precisa de tratamento, porque a própria movimentação da garganta, mais o consumo de água e a escovação dos dentes consegue eliminar os restos de comida. Quando isso não acontece, a pessoa pode se consultar com um otorrinolaringologista, médico especialista de garganta.

Segundo o dentista Marcelo Rezende, a má alimentação - e, portanto, o jejum - é a terceira causa mais comum do mau hálito. - Há pessoas que saem de casa sem nada no estômago, dispensando uma das principais refeições do dia, que é o café da manhã.

Segundo o Dr. Alênio Calil, diretor do CETH (Centro de Excelência no Diagnóstico e Tratamento da Halitose), outro hábito comum de dietas que podem culminar em mau hálito é o jejum prolongado.

Chá de gengibre
Tudo isso graças às suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, que cuidam da boca e do sistema digestivo — condições digestivas também podem causar halitose. Para preparar o chá é preciso de um pedaço em rodela de 1cm de gengibre e uma xícara de água fervente.

Algumas doenças cujo odor podemos sentir

  • Cólera: Cheiro adocicado de fezes.
  • Pneumonia: Respiração cheiro de podre.
  • Fenilcetonúria: Suor e urina mofada.
  • Envenenamento por arsênico: Cheiro de corpo untado com alho.
  • Diabetes: Urina e respiração com cheiro de frutas.
  • Escorbuto: Suor putrefato.

Halitose genuína – subdividida em: – halitose fisiológica: causada por saburra lingual e pouca higiene bucal;- halitose patológica: intra-oral: exala odor pela cavidade oral; e extra-oral: pode apresentar ao mesmo tempo mau odor oral e nasal ou unicamente mau odor nasal.

A Proctocentro possui especialistas que podem realizar o teste de halitose e orientar o paciente sobre qual deve ser o tratamento correto para o problema. Possui tecnologia eficiente nos testes, que são capazes de identificar com precisão o motivo do mau hálito.

A halitose tem tratamento e cura, portanto recomenda-se: * Beba água – dois litros por dia para manter a boca sempre úmida; * Evite passar muitas horas sem alimentar-se; o jejum prolongado favorece o aparecimento da halitose; * Caprichar na higiene bucal.

Às vezes, a coriza, ou seja, quando seu nariz começa a escorrer, pode fazer com que seu hálito leve as pessoas a correrem na outra direção. Isso acontece porque o muco em excesso escorre pelo fundo da garganta, o que basicamente convida as bactérias a se reunirem e se multiplicarem, resultando em mau hálito.

Doenças hepáticas
Disfunções severas no fígado podem provocar intenso mau hálito, como a cirrose, por exemplo. O odor do hálito hepático é conhecido como cheiro de “terra molhada” e pode piorar com o agravamento da doença. Assim como outros problemas hepáticas, a cirrose possui tratamento.