Qual a bactéria que causa o mau hálito?

Perguntado por: amendes5 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

“A infecção por H. pylori provavelmente está associada indiretamente com a halitose”, explica Suzuki. “É possível que a presença dessa bactéria aumente o problema do mau hálito, já que ela está associada com a doença periodontal, que é uma causa da halitose.

Confira a seguir sete dicas simples para combatê-lo, segundo o cirurgião-dentista Flávio Luposeli, especialista em estética do sorriso:

  1. Beba água. ...
  2. Escove os dentes. ...
  3. Não "pule" o fio dental. ...
  4. Escove a língua. ...
  5. Cuide da alimentação. ...
  6. A boca não é a única suspeita. ...
  7. Evite café.

O que causa o mau hálito (Halitose)?
O acúmulo de bactérias que produzem mau hálito acontece com frequência pela falta de uma rotina completa de higiene bucal, e que traz como consequência um acúmulo de placa bacteriana ao redor da linha das gengivas e principalmente na parte posterior da língua.

Constipação intestinal também causa mau hálito
Na prisão de ventre, o bolo fecal não eliminado produz compostos que são absorvidos pela corrente sanguínea. Ao serem, em seguida, eliminados pelos pulmões, deixam um mau cheiro na boca.

Em casos mais brandos, somente com a mudança da dieta e de maus hábitos, como evitar estresse, bebida e cigarro, é possível eliminá-las. Além disso, podem ser receitados antiácidos. Já se for constatada a presença das bactérias no estômago, o tratamento com antibióticos consegue sanar o problema.

Além de o champorus ser rico em nutrientes e propriedades benéficas para o organismo, ele também é altamente eficaz para neutralizar o mau hálito, odor nas fezes e corporal.

Algumas doenças cujo odor podemos sentir

  • Cólera: Cheiro adocicado de fezes.
  • Pneumonia: Respiração cheiro de podre.
  • Fenilcetonúria: Suor e urina mofada.
  • Envenenamento por arsênico: Cheiro de corpo untado com alho.
  • Diabetes: Urina e respiração com cheiro de frutas.
  • Escorbuto: Suor putrefato.

Doença periodontal pode provocar o hálito de fezes na boca
Nessas condições, os tecidos da boca entram em estado de putrefação e as bactérias — que produzem os cheiros ruins, através dos componentes sulfatados — se concentram no local.

Chá de gengibre
Tudo isso graças às suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, que cuidam da boca e do sistema digestivo — condições digestivas também podem causar halitose. Para preparar o chá é preciso de um pedaço em rodela de 1cm de gengibre e uma xícara de água fervente.

Como evitar o mau hálito?

  1. Cuide da sua saúde bucal. A melhor maneira de evitar o mau hálito é manter as bactérias longe dos dentes. ...
  2. Use o raspador de língua. ...
  3. Umedeça sempre a boca. ...
  4. Coma de 3 em 3 horas. ...
  5. Vá ao dentista periodicamente. ...
  6. Evite enxaguante bucal em excesso. ...
  7. Tenha uma alimentação adequada. ...
  8. Pare de fumar.

Doenças hepáticas
Disfunções severas no fígado podem provocar intenso mau hálito, como a cirrose, por exemplo. O odor do hálito hepático é conhecido como cheiro de “terra molhada” e pode piorar com o agravamento da doença. Assim como outros problemas hepáticas, a cirrose possui tratamento.

Halitose genuína – subdividida em: – halitose fisiológica: causada por saburra lingual e pouca higiene bucal;- halitose patológica: intra-oral: exala odor pela cavidade oral; e extra-oral: pode apresentar ao mesmo tempo mau odor oral e nasal ou unicamente mau odor nasal.

Essas causas são muito fáceis de resolver: uso do fio dental, eliminação da saburra lingual e uma boa escovação.

A H. pylori foi encontrada na boca de 6,4% delas. Os indivíduos infectados apresentaram uma concentração muito maior de gases que geram mau hálito – o sulfeto de hidrogênio e a metilmercaptana.

A Proctocentro possui especialistas que podem realizar o teste de halitose e orientar o paciente sobre qual deve ser o tratamento correto para o problema. Possui tecnologia eficiente nos testes, que são capazes de identificar com precisão o motivo do mau hálito.