Como fazer a cirurgia de hiperidrose pelo SUS?

Perguntado por: onobrega . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Para realização do primeiro atendimento o paciente deve se dirigir ao ambulatório do Hospital Universitário munido de seus documentos ( Identidade, cartão do SUS e comprovante de residência) e fazer seu agendamento para o Serviço de Hiperidrose.

A cirurgia é feita sob anestesia geral, que dura cerca de 30 minutos. Através de orifícios de 5mm e 3mm na parede torácica, o cirurgião introduz uma câmera de vídeo e instrumentos, realizando uma divisão ou colocação de clips (clipagem) em locais apropriados da cadeia nervosa simpática dentro do tórax.

Médico especialista em suor excessivo nas axilas ou em outras regiões específicas. Se você sofre com hiperidrose nas mãos, pés, rosto, axilas e couro cabeludo, o médico especialista mais recomendado é um dermatologista.

A cirurgia da hiperidrose pode ser feita em qualquer idade, mas é aconselhada depois dos 14 anos, tanto em mulheres como homens.

A simpatectomia torácica, como o próprio termo sugere, é realizada pelo tórax e visa eliminar o excesso de suor das mãos e axilas, podendo ser eficaz em alguns casos para o couro cabeludo e face. O procedimento é minimamente invasivo, já que tudo é feito a partir de pequenas incisões.

São raras as complicações cirúrgicas graves, que levam a algum risco de vida: 0,3% dos casos. Mas podem ocorrer outras mais simples, como pequenas hemorragias e vazamentos de ar dos pulmões. Na Clínica do Suor, menos de 0,5% dos pacientes tiveram problemas semelhantes, facilmente resolvidos.

O tratamento cirúrgico indicado, é a lipoaspiração de axilas, onde com um cânula de pequeno diâmetro, é realizado uma lipoaspiração superficial, removendo uma boa parte das glândulas presentes na derme ( camada intermediária da pele ), e obtenho em 80% dos casos, uma importante diminuição do odor.

Agora, caso vá adquirir o antitranspirante no Brasil, principalmente devido ao seu registro na ANVISA e sua embalagem em spray, o que garante sua segurança e eficácia, consideramos o Odaban o antitranspirante mais indicado para o seu tratamento!

O paciente recebe alta com instruções por escrito, prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios por uma semana. A maior parte dos pacientes opta por retornar às suas atividades normais entre 2 a 4 dias após o procedimento cirúrgico. Normalmente, a dor pode ser uma limitação.

Hiperidrose Compensatória e Simpatectomia
Menos de 5% dos casos evoluirão com hiperidrose compensatória grave, que gera transtornos diários pelo grande volume de suor em abdome, tórax, coxas e costas. A realização da cirurgia com uso de clipe permite a tentativa de reversão com retirada do clipe.

A hiperidrose acontece devido a uma secreção intensa das glândulas écrinas, responsáveis pela regulação da temperatura basal – mais concentradas na superfície da pele, especialmente nas axilas, mãos, planta dos pés, região inguinal e perineal, além de rosto e cabeça.

O Botox, portanto, atua realizando um bloqueio no final do nervo, próximo às glândulas sudoríparas responsáveis pelos sintomas da hiperidrose, impedindo a passagem do estímulo que ativa sua produção, minimizando o efeito desconfortável gerado pelo excesso de suor em determinada região do corpo.

Quando o problema não é solucionado por meio de técnicas minimamente invasivas, como aplicação da Toxina Botulínica, por exemplo, a cirurgia é uma boa opção. A cirurgia de Ressecção das Glândulas é o processo cirúrgico que retira as glândulas sudoríparas das axilas, eliminando o suor e por consequência, o mau cheiro.

Na primeira semana, 2,5mg de oxibutinina foram adminis- trados uma vez ao dia, à noite. Essa dose foi aumentada para 2,5mg, duas vezes ao dia, dos dias 8 a 42. A partir do dia 43 até o final da 12a semana, os pacientes recebe- ram 5mg, duas vezes ao dia.

O principal efeito colateral da simpatectomia é o chamado efeito compensatório. Esse efeito é descrito quando ocorrem episódios de sudorese em outras partes do corpo que não eram habituais antes da cirurgia. Habitualmente, o efeito compensatório ocorre no tronco, pernas, abdome, coxas, virilhas, pés e glúteos.