Qual doença causa mal cheiro?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 12 de julho de 2023
3.9 / 5 2 votos

Sinusite, broncopneumonia, abscessos, amigdalite e faringite, por exemplo, podem estar associadas à halitose. As secreções geradas por essas doenças, em conjunto com as bactérias causadoras desses tipos de inflamação e infecção, favorecem o surgimento do mau hálito e deixam um gosto bem desagradável na boca.

A trimetilaminúria é uma doença genética rara, com incidência desconhecida, em que o corpo não consegue decompor a trimetilamina, uma substancia que apresenta odor muito forte e característico. A trimetilamina apresenta-se com odor de peixe podre, ovos podres ou lixo.

O odor corporal excessivo ou anormal (bromidrose) é o resultado da degradação do suor por bactérias e leveduras que vivem normalmente na pele. (Consulte também Introdução aos distúrbios de transpiração. À medida que o suor umidifica a pele e evapora, ele ajuda o corpo a se refrescar.... leia mais ).

É indicado usar sabonete neutro no banho. E nada de fazer duchas vaginas: “elas alteram o pH e a flora bacteriana”, diz a profissional. Além disso, opte por calcinhas de algodão e evite os protetores íntimos diários.

Os diferentes cheiros podem estar associados ao ciclo hormonal ou até mesmo à alguma mudança no estilo de vida ou na dieta. Na adolescência, por exemplo, é muito comum ter cheiro forte nas axilas devido às mudanças hormonais.

Ter odor na vagina é normal? Sim. Ter odor na vagina é completamente normal e, inclusive, é saudável. Na região vaginal estão presentes lactobacilos que ajudam a proteger o corpo de infecções e que, durante os seus processos de renovação celular, liberam secreções e odores — o chamado cheiro normal da vagina.

ALIMENTOS QUE MELHORAM O ODOR CORPORAL
O que deveríamos comer mais de para cheirar melhor : CITRINOS - os ácidos contidos em frutas cítricas com laranjas, limas e limões ajudam a otimizar a passagem de agua pelo corpo, que minimiza as toxinas. FOLHAS VERDES - devido ao nível elevado de clorofila.

O primeiro passo é fazer o teste da mão, ou seja, levar as mãos próxima à boca e respirar para sentir o cheiro do hálito. As mãos devem estar limpas, mas sem ter passado pelo sabão. Outro teste simples é lamber o próprio braço e cheirar a região após 10 segundos. Se o odor é ruim, sinal de que você está com mau hálito.

sabonete de glicerina

O sabonete de glicerina é a fórmula mais indicada para acabar de vez com o mau cheiro. A glicerina age promovendo a hidratação e a limpeza da pele, já que tem ação bactericida. No mercado, você encontra composições com 1% de glicerina. A glicerina é tão amiga da pele que pode ser utilizada até pelo público infantil.

Gino-Canesten® Balance é tão eficaz quanto antibióticos²