Quanto tempo dura a dor da abdominoplastia?

Perguntado por: iilha . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 20 votos

O cirurgião plástico deve prescrever analgésicos para serem usados caso o paciente sinta dor no período pós-cirúrgico da Abdominoplastia. É comum que o paciente sinta incômodos nos primeiros dias, mas isso vai sumindo gradativamente.

Pontos Inflamados na Abdominoplastia
Em curto prazo, todas as pacientes de Abdominoplastia têm pontos inflamados. Isso faz parte do processo de cicatrização e melhora em 2 ou, no máximo, 3 semanas. Porém, caso isso não aconteça e o ponto inflamado fique escuro, você deve procurar a orientação do seu cirurgião plástico.

Nos 3 dias após a realização da abdominoplastia é comum sentir desconforto – que é tratado com medicamentos. O paciente deve respeitar o repouso e as recomendações do pós operatório. Fazendo isso, a dor tende a desaparecer poucos dias após o procedimento.

Posição de Dormir
Após a cirurgia é fundamental dormir de barriga para cima, recostado e com as pernas dobradas, evitando dormir de lado ou de barriga para baixo, para não pressionar o abdômen nem machucar a cicatriz. Estas medidas facilitam para uma recuperação mais rápida e com menos dor.

A recuperação da abdominoplastia costuma ser bastante tranquila e os pacientes podem retornar às suas atividades normais em cerca de duas semanas. No entanto, é importante evitar esforços físicos intensos nos primeiros trinta dias após a cirurgia. Após este período, o paciente poderá retomar sua rotina gradualmente.

Depois da abdominoplastia, é comum sentir dores na região operada ou até mesmo nas costas, afinal, a paciente vai ficar muitos dias deitada. Pensando nisso, o cirurgião sempre vai indicar medicamentos que devem ser ingeridos nas horas indicadas. Massagens nas costas também podem ser feitas para aliviar as dores.

Os maiores desconfortos do pós-cirúrgico da abdominoplastia acontecem nos 3 primeiros dias, e as recomendações médicas para este período são evitar esforços durante o primeiro mês e utilizar uma cinta modeladora durante esse período. Quanto à alimentação, não é necessário realizar grandes mudanças.

Ao sentar-se, opte por cadeiras, apoiando os pés no chão e encostando-se totalmente. Para andar, dobrar o tronco, curvando as costas e apoiando as mãos na barriga, pois essa posição oferece mais conforto e ameniza a dor.

Tais alterações poderão ser parciais ou totais por um período indeterminado de tempo e, apesar de raro, poderão ser permanentes. Poderá haver dor ou prurido (coceira, ardor) no pós-operatório em maior ou menor grau de intensidade por um período de tempo indeterminado.

Ao falar em Lipoaspiração, procedimento estético mais realizado no Brasil, foi definida também como a mais associada à manutenção de quadros dolorosos no pós-operatório.

Dicas para ter uma cicatrização melhor após fazer abdominoplastia

  1. Antes, entenda um pouco mais sobre a cicatriz. ...
  2. Dica #1: Evite esforços físicos por algumas semanas e mantenha boa postura. ...
  3. Dica #2: Não deixe de utilizar a cinta abdominal. ...
  4. Dica #3: Faça sessões de drenagem linfática.