Quem tem acne pode comer ovo?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 12 votos

os alimentos ricos em vitamina B2 (carnes, ovos, fígado, levedo de cerveja e espinafre) podem auxiliar no controle da oleosidade da pele. A vitamina C, por ser um potente composto antioxidante e antiinflamatório e também pode auxiliar no tratamento da acne.

A acne está fortemente vinculada a uma dieta rica em gorduras saturadas, carboidratos refinados e excesso de calorias. Os alimentos de fast food têm justamente essas características! Segundo estudos, o consumo frequente de fast food pode aumentar o risco de acne.

Para conter a inflamação da acne, invista em alimentos antioxidantes, como o abacate e a gema de ovo, e ricos em ômega-3, colaborando para a hidratação corporal e o equilíbrio da saúde como um todo.

"Alimentos embutidos, industrializados ou gordurosos inflamam o corpo, são alimentos que não são digeridos da forma mais adequada. E uma das bases da acne é a inflamação. Então sim, por um lado tem essa ligação direta com a questão da inflamação.

Ovos, peito de frango, alho
Esses alimentos são ricos em um mineral chamado selênio, que é considerado o mineral da beleza, pois ele ajuda a manter a saúde da pele e a prevenir a acne.

A lista dos alimentos que auxiliam a prevenção da acne inclui: pera, banana, melão amarelo, abóbora, cenoura, damasco, laranja e pêssego. Outros grandes aliados da pele são os alimentos ricos em vitamina A.

Tomate, limão, abacate e pepino. Juntos, esses alimentos são muito eficazes na limpeza da pele, eliminando bactérias da superfície. Eles ajudam a combater a vermelhidão, hidratam a pele e removem o óleo extra. Além de tudo isso, são fonte de vitamina C, que controla os ferimentos de acne e revitaliza a pele.

3 – Coma alimentos ricos em vitamina B6
Encontrada em carne, peixes, aves, grãos integrais, feijão, lentilha, abacate, nozes e castanhas, batata, banana e verduras folhosas. A vitamina B6 reduz a acne ao regular os hormônios implicados em seu desenvolvimento.

A mensagem clara aos portadores de acne é que devem diminuir drasticamente o consumo de leite, queijos, requeijão, iogurte e outros produtos ou alimentos em que o leite tenha presença importante.

Elas são provocadas pela obstrução das glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo da pele, e podem ser influenciadas por vários fatores, como excesso de oleosidade, acúmulo de bactérias, desregulação hormonal e tendência à inflamação e ao acúmulo de células e tecidos mortos (queratina).

Alguns fatores podem piorar a acne, como o uso de produtos inadequados para a pele, excesso de oleosidade, má alimentação, estresse, alterações hormonais, falta de higiene adequada da pele e hábito de espremer as lesões.

O pão integral é rico em selênio, um mineral protetor da pele em todas as suas componentes. Pão com cereais é também altamente recomendável. Quem sofrer de acne pode também comer maçãs com abundância. É um fruto rico em pectina, componente que é o principal inimigo do acne.

Laticínios
Sabe-se que o leite aumenta os níveis de insulina, independente de seus efeitos no açúcar no sangue. Isso pode piorar a gravidade da acne.

Coma mais leguminosas para combater a acne na adolescência
As leguminosas - como lentilhas, feijão e grão - têm uma carga glicémica baixa e podem substituir as carnes processadas carregadas de gorduras, que são de evitar para controlar o acne. Além disso, contêm zinco, apontado como um aliado contra este problema.