Qual é a gordura do sorvete?

Perguntado por: ufernandes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 18 votos

A gordura contribui para a cremosidade do sorvete. Seu teor médio deve ser de 6%, podendo variar de 3 a 8%

Outro ingrediente presente no sorvete tradicional é a gordura hidrogenada, uma gordura trans que faz muito mal à saúde. Ela passa por um processo que a deixa mais dura, aumentando o sabor e a durabilidade dos alimentos.

O sorvete é um alimento rico em açúcar e gordura — dois elementos que juntos são bem prejudiciais à saúde e podem causar problemas mais sérios. O excesso pode causar diabetes, problemas com colesterol, entupimento de vasos e obesidade.

Mosquim (1999) esclarece que a função da gordura na formu- lação de sorvetes é contribuir no de- senvolvimento de uma textura suave e cremosa, melhorar o corpo do pro- duto, aumentar a resistência à fusão e lubrificar o paladar.

hidrogenação natural ou industrial. O processo de hidrogenação serve para deixar a gordura mais sólida e faz com que os alimentos fiquem saborosos, crocantes e tenham maior durabilidade.

Portanto, as pesquisas relacionadas a esse tipo de gordura afirmam que o corpo humano não está adaptado a lidar com as gorduras hidrogenadas. Pois, sendo consumida, essa composição química age sobre os vasos sanguíneos, o que pode levar a pessoa a ter infartos e derrames.

A gordura vegetal hidrogenada, também conhecida como gordura trans, aumenta os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares (infarto e derrame). Segundo o nutrólogo, a redução do consumo de gorduras trans deve ser uma recomendação de políticas de saúde pública voltada à prevenção da doença cardiovascular.

Sorvetes naturais e o menos processados possíveis são melhores e mais saudáveis. Opções sem açúcar ou com menos gorduras, como os sorvetes frozen são boas escolhas para aqueles que querem saber se dá para fazer sorvete mais saudável!

Sorbets podem ser encarados como um gelato de fruta, pois são fabricados de forma “caseira” e possuem ingredientes frescos. Sua principal diferença para os sorvetes tradicionais é que não levam qualquer tipo de gordura — leite ou hidrogenada.

Atualmente, o sorvete é feito basicamente com água (presente na composição do leite ou das frutas incorporadas à receita), adoçante (que pode ser açúcar ou xarope de milho) e gordura de leite, que é responsável pela textura macia desse alimento.

Os ingredientes básicos usados são: água, açúcares, gorduras, sólidos não gordurosos do leite, estabilizantes e emulsificantes, aromatizantes e corantes. A água é o componente líquido da mistura. Pode ser adicionada como pura, em sorvetes à base de água, ou como componente do leite ou de frutas.

A chave para fazer um sorvete cremoso e suave é emulsionar os ingredientes. O emulsificante para sorvete é uma substância que ajuda a unir os líquidos à base de óleo e água. No caso do sorvete, os emulsificantes ajudam a manter os cristais de gelo pequenos, resultando em uma textura suave.

Para conseguir a cremosidade necessária use creme de leite, leite de coco e até mesmo gemas na lista de ingredientes.