Para que serve a água no sorvete?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Ajuda a dar mais cremosidade e maciez no sorvete e picolé a base leite, deixando isento de gordura trans.

A água é o componente líquido da mistura. Pode ser adicionada como pura, em sorvetes à base de água, ou como componente do leite ou de frutas. Os açúcares conferem doçura, realçam sabor, ajudam na formação de uma textura suave e reduzem o ponto de congelamento.

A chave para fazer um sorvete cremoso e suave é emulsionar os ingredientes. O emulsificante para sorvete é uma substância que ajuda a unir os líquidos à base de óleo e água. No caso do sorvete, os emulsificantes ajudam a manter os cristais de gelo pequenos, resultando em uma textura suave.

O segredo do sorvete cremoso e sem cristais de gelo é o congelamento rápido. Quando mais rápido congelar, mais cremoso fica, então se seu freezer ou congelador não for muito potente e caso forme cristais, vc pode descongelar levemente e bater na batedeira mais uma vez.

Recuperando a cremosidade
A primeira é simplesmente adicionar 30ml de álcool na mistura, pode ser vodka, cachaça ou saquê, pois a bebida não congela e ajuda manter seu sorvete sempre na consistência ideal.

A finalidade do açúcar no sorvete é conferir doçura, realçar sabores e suavizar a textura, mas vai muito além disso, pois essa importante matéria-prima também é utilizada por sua formidável capacidade anticongelante.

O leite, que contém a água e a gordura, estrutura a mistura ajuda a conservar o aroma da mistura. Entenda os desafios na hora de criar um sorvete sem açúcar; Além desses elementos o ar também é um elemento do sorvete. É incorporado ao bater os ingredientes e torna o sorvete menos “frio” ao paladar.

Além de presente na composição dos sorvetes, a Liga Neutra pode ser encontrada em iogurtes, mousses e até em algumas massas e pães. A Saborama, que também é fabricante deste estabilizante, atende tanto a indústria como aos distribuidores de produtos para sorveteria.

Dicas de armazenamento para seu sorvete caseiro
É importante prestar atenção na hora de servir, já que se mantido fora do congelador por muito tempo, o sorvete derreterá. Ao congelá-lo novamente, ele adquirirá textura endurecida e perderá cremosidade.

Ao adicionar essa substância durante o processo de produção de geladinhos gourmet, você favorece a sinergia entre os demais ingredientes. Isso também auxilia na melhora do corpo e textura da calda do dim-dim.

Açúcares: Os açúcares são responsáveis pelo dulçor do produto e contribuem para dar textura ao sorvete, o que reduz o endurecido e evita a formação de cristais.

CARESTAB

MELHOR ESTABILIZANTE DE SORVETE NO BRASIL. O melhor estabilizante de sorvete é o da LINHA CARESTAB®, exclusiva da CHEMCARE, que apresenta as melhores soluções para a indústria alimentícia.

Você aprendeu que a gema de ovo também pode ser utilizada como emulsificante caseiro, sendo mais saudável e acessível que os industrializados. Ela tem essa propriedade porque contém lecitina, um tipo de gordura que ajuda a misturar óleo e água.

De todos os componentes do sorvete o que mais contribui para controlar o congelamento da água é o açúcar. Os açúcares diminuem o ponto de congelamento (anti-freeze) da água fazendo com que o produto não fique tão duro se congelado, além de interferir no processo de cristalização.