Como tirar o álcool do vinho para fazer o sagu?

Perguntado por: ulopes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

1 ) Ferver o vinho em uma panela. Quando ferver riscar um fósforo e colocar o fogo dentro da panela com o vinho para queimar o álcool. 2 ) Quando terminar de queimar o álcool colocar 1 litro de água fervida e depois colocar o cravo e a canela.

Ferver mais um pouco para perder o teor de álcool. Depois coloque em uma vasilha e leve à geladeira.

Com a intenção de preservar as características originais da bebida, alguns produtores apostam na fervura à vácuo, que facilita o processo de desalcoolização. Neste caso, ao aquecer o vinho à temperatura citada acima, é possível realizar a evaporação do álcool sem interferir na integridade da bebida.

Atenção ao evaporar o álcool
A bebida que é fervida por 15 minutos costuma reter 40% do álcool. Depois de uma hora, essa quantidade baixa para 25%. Portanto, é preciso cozinhar por cerca de 2h30 para que apenas 5% do álcool fique no prato.

Álcool evapora todo da comida? Resposta curta: não, não vai evaporar e nem queimar todo. Se na sua receita ficou um pouco de líquido e está úmida: ainda tem água e álcool também.

Finalizações da fermentação. A finalização da fermentação do vinho pode ser alcançada de algumas maneiras. Entre elas, temos a adição de açúcares, o ajuste da temperatura, o controle da oxigenação, a adição de ácidos, ou a remoção de resíduos do mosto.

Transfira pra tigela de servir. Deixe amornar e leve à geladeira por umas 3 horas pra gelar bem antes de servir. Ele fica bem por uns 2 dias na geladeira, depois começa a engrossar e a textura muda. Sirva o sagu gelado com o creme inglês.

A decantação é utilizada para separar mistura sólido – líquido ou líquido – líquido do tipo heterogênea. Para separar o álcool do vinho deverá ser utilizado a destilação, onde usará a temperatura de ebulição como propriedade específica do mesmo.

15%

De maneira geral, os vinhos tranquilos, que não têm gás nem são fortificados, têm entre 10 e 15% de álcool, sendo que no Brasil, 7% é o mínimo permitido para o vinho. Abaixo deste número, não é possível considerar nem rotular a bebida como vinho. Mas estas especificações variam de país para país.

O álcool evapora totalmente quando cozido junto com o alimento. O álcool não evapora por completo após ser fervido, pois quando é misturado com água, a solução evapora por igual. É claro que você não ficará bêbado ao comer um prato que tenha adição de álcool, mas tenha consciência de que ele ainda está lá.