Pode colocar emulsificante no sorvete?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

O sorvete é uma deliciosa sobremesa que pode ser feita com uma variedade de emulsificantes naturais. Enquanto alguns emulsificantes, como a gema de ovo, são comumente usados em receitas de sorvete, outros, como a lecitina de soja, também podem ser usados para criar uma textura suave e cremosa.

Quando utilizado em cremes e sorvetes, o emulsificante garante uma textura mais macia, lisa e homogênea, deixando-o cremoso e uniforme. Você perceberá uma textura leve e firme, deixando o sorvete perfeito para o paladar.

Em sorvetes e picolés, a quantidade de emulsificantes em relação ao peso raramente excede 0,2%, pois, exceto em casos específicos, índices acima deste número incorrem em produtos com defeitos de corpo e derretimento lento.

Na produção de sorvetes, os emulsificantes são vitais na formação de estruturas lipídicas apropriadas e para assegurar uma distribuição de ar necessária para garantir uma textura macia ao paladar, assim como boas características de derretimento.

Ainda que com a segurança comprovada pelos órgãos regulatórios, gerou-se a hipótese de que os emulsificantes têm potencial de danificar a barreira intestinal, levando à inflamação e aumento do risco de doenças crônicas.

A chave para fazer um sorvete cremoso e suave é emulsionar os ingredientes. O emulsificante para sorvete é uma substância que ajuda a unir os líquidos à base de óleo e água. No caso do sorvete, os emulsificantes ajudam a manter os cristais de gelo pequenos, resultando em uma textura suave.

Recuperando a cremosidade
A primeira é simplesmente adicionar 30ml de álcool na mistura, pode ser vodka, cachaça ou saquê, pois a bebida não congela e ajuda manter seu sorvete sempre na consistência ideal.

CARESTAB

MELHOR ESTABILIZANTE DE SORVETE NO BRASIL. O melhor estabilizante de sorvete é o da LINHA CARESTAB®, exclusiva da CHEMCARE, que apresenta as melhores soluções para a indústria alimentícia.

O emulsificante atua como estabilizante, tornando duas substâncias que originalmente não se misturam como compatíveis, assim como água e azeite, fazendo com que a mistura se torne uniforme, lisa e agradável ao paladar. Já a liga neutra é um pó fino de cor pálida, e não traz nenhum aroma ou sabor a receita.

Muitas vezes, o problema não está relacionado aos ingredientes da receita ou ao modo de preparo, mas as condições de armazenamento. Para evitarem a cristalização do sorvete, cubram-no com filme plástico tampando-o bem.

É importante lembrar que o uso de pouco emulsificante compromete a aeração e a aparência leve e fofinha da massa e, em excesso, a deixa “borrachuda”.

Em quais receitas podemos utilizar o emulsificante? Como já falamos, os emulsificantes são muito utilizados em receitas como bolos e pães, deixando-os fofinhos, macios e com uma textura uniforme. No caso dos bolos, utilize 1 colher cheia de emulsificante a cada 300 g de farinha de trigo.

Você aprendeu que a gema de ovo também pode ser utilizada como emulsificante caseiro, sendo mais saudável e acessível que os industrializados. Ela tem essa propriedade porque contém lecitina, um tipo de gordura que ajuda a misturar óleo e água.

Já na produção artesanal de sorvetes, a Liga Neutra é misturada aos demais ingredientes logo na primeira fase do preparo e a sua junção à receita resulta em sorvetes mais cremosos, consistentes e macios.

Como conservar o emulsificante em casa? Os emulsificantes não devem ficar expostos ao sol e nem a altas temperaturas, por isso, o ideal é conservá-los em um local fresco e bem seco. Para evitar riscos, é indicado guardá-lo na geladeira bem vedado.

EMULSIFICANTES NATURAIS
Tecnicamente pode ser obtida da gema do ovo e de diversas fontes de óleos vegetais. A fonte mais comum é a soja (com percentual de 2% a 3% de lecitina) em virtude de sua disponibilidade e propriedades emulsificantes. Estima-se que 95% da lecitina seja produzida comercialmente a partir da soja.