Qual é a farinha mais saudável do mundo?

Perguntado por: eveloso . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

A farinha de grão-de-bico é saudável, nutritiva e uma ótima alternativa sem glúten. Outro ponto positivo diz respeito às calorias. Ela contém 387 calorias em uma porção de 100g, contra 455 kcal na mesma porção da farinha branca tradicional.

Farinha de amêndoa
Essa é, sem dúvida, uma das mais nutritivas: rica em fibra, vitamina E (que age contra os radicais livres) e B2, magnésio e fósforo. É uma aliada na prevenção de cânceres e diabetes. Uma dica: armazene-a com cuidado, deixando-a bem fechada para evitar que adquira sabor rançoso.

Farinha de Mandioca

A Farinha de Mandioca de Cruzeiro do Sul é conhecida na região como a melhor farinha do mundo. Possui Selo de Indicação Geográfica concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, garantindo qualidade de origem e procedência.

Farinha de milho
Também muito comum na dieta do brasileiro, tem mais fibra se comparada à de trigo, o que é bom para o controle da saciedade e melhor funcionamento do intestino. Também tem vitamina A, o que ajuda na saúde dos olhos, e tem a vantagem de não ter glúten e poder ser consumida por celíacos.

Farinha de Amêndoas
Essa farinha, que é livre de carboidratos, rica em fibras, magnésio, antioxidantes, vitamina E, gordura monoinsaturada e poli-insaturada, também ajuda a reduzir o colesterol ruim do organismo. Em uma porção de 100 gramas, possui 20 gramas de carboidrato e 62 calorias.

Farinha de arroz
Ela possui ainda baixo índice glicêmico, minerais (magnésio, manganês e fósforo) e vitaminas do complexo B. Como usá-la? Ora, experimente-a no preparo de pães, quiches, bolos, mingaus, pudins e vitaminas.

Cereais integrais
Os cereais integrais são uma importante fonte de fibra e, com certeza, fazem parte do grupo de alimentos que auxiliam no funcionamento do intestino. Aqui, estamos falando desde o arroz integral, passando pelo trigo em grãos, gérmen de trigo, aveia, linhaça, pão integral, entre outros.

“A menos calórica é a farinha de trigo sarraceno (335 calorias por 100 gramas), seguido da farinha de trigo (349 calorias por 100 gramas”, revela a nutricionista. Já as mais calóricas são a farinha de amêndoa (573 calorias por 100 gramas), linhaça (487 calorias por 100 gramas) e coco (429 calorias por 100 gramas).

Quanto maior o número, maior o teor de cinzas e menor o refinamento, portanto a 00 é a mais pura e mais refinada e a integral a menos refinada e que tem mais farelo. Para ter um resultado de boa qualidade, cada receita exige um tipo de farinha específico.

Além disso, o fubá possui vitamina K, importante para a coagulação do sangue e que fornece bastante energia", afirma Maia. O alimento possui o dobro de fibras do que a farinha de trigo.