É bom comer macarrão?

Perguntado por: rnunes2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

O macarrão é rico em carboidrato, que é o ingrediente chave para uma alimentação saudável. E mais: a forma como o macarrão é feito permite que ele seja digerido de forma mais lenta que outros alimentos, ajudando o organismo a obter completamente seus benefícios nutricionais.

Como a maioria dos alimentos, não tem apenas macronutrientes, mas também micronutrientes. Uma xícara de macarrão cozido contém cerca de um quarto da ingestão diária recomendada de vitaminas B1 e B9, metade da ingestão recomendada de selênio e 10% das nossas necessidades de ferro.

Entretanto, especialistas alertam: embora seja uma fonte de energia para atividades físicas, macarrão em excesso pode causar diabetes, aumento de colesterol e triglicérides e, claro, engordar. No Brasil, os três pratos favoritos escolhidos pela população foram lasanha, arroz e massa, de acordo com o estudo.

Na hora de escolher um carboidrato para a refeição, é melhor ir de macarrão ou arroz? Ambos são excelentes fontes de energia para o nosso corpo e têm quase os mesmos nutrientes e o mesmo valor calórico.

Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131. Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia.

Macarrão integral
O macarrão integral é preparado com farinha de trigo integral, no lugar da farinha de trigo comum, por isso contém mais fibras. As fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade, reduzindo a fome, melhoram o funcionamento do intestino e ainda ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

"O macarrão integral chega a ter três vezes mais fibras do que o macarrão convencional. Na prática, isso significa que ele é absorvido mais lentamente pelo organismo, o que promove maior saciedade e fornece, além das fibras, micronutrientes como vitaminas e sais minerais", afirma a especialista.

Graças ao triptofano e as vitaminas B contidos na massa, uma porção de macarrão no jantar (80 gramas) também pode ajudar amenizar a insônia, relaxar e não engordar.

A porção individual recomendada é de 80 a 100g de macarrão cru por pessoa, pois depois de cozido ele triplica de volume, chegando em torno de 250g de massa cozida.

Para crianças e adultos – As porções ideais variam mas em média para crianças a porção estabelecida pela pirâmide para o macarrão cozido equivale a 105 gramas (2 colheres e meio de sopa) e fornece 75 kcal, para adultos a porção equivale a 53 gramas (3 colheres e meio de sopa) e fornece cerca de 150 kcal.

Macarrão de trigo branco: cerca de 150-175 calorias. Macarrão integral: cerca de 125-150 calorias. Macarrão de espelta: cerca de 160-180 calorias. Macarrão de quinoa: cerca de 150-180 calorias.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Os alimentos que engordam mais são os fritos e congelados. Eles contêm muitas calorias e gorduras saturadas, o que pode aumentar o seu peso e até mesmo causar problemas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas. Além disso, outros alimentos que engordam são aqueles ricos em açúcar.

O macarrão se encaixa na lista de carboidratos simples, ou seja, se consumidos em quantidade exagerada, podem auxiliar no processo de ganho de peso, uma vez que as moléculas no corpo são digeridas rapidamente.

Segundo um estudo publicado na Science Direct, as pessoas de dieta demonstraram perder mais peso quando sua dieta inclui macarrão regularmente. A análise também permitiu descobrir que macarrão é melhor para os níveis de glicose no sangue pós-refeição do que pão ou batata.

Esta fritura, por sua vez, adiciona uma quantidade maior de calorias em relação ao macarrão tradicional: 100 gramas de macarrão normal cru possuem 359 calorias e a mesma quantidade de miojo contém 477 kcal, ou seja, 33% a mais. É um aumento considerável não só de calorias, mas também de gorduras na sua dieta.