Pode fazer macarrão com água da torneira?

Perguntado por: ubeiramar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 13 votos

A água com substâncias impróprias pode afetar negativamente o sabor dos alimentos, como macarrão, por exemplo. Também pode modificar a cor dos alimentos. No caso do preparo de pães, por exemplo, pode interferir no fermento, que é um problema particular nessas receitas.

Cozinhar com água da torneira também é prejudicial à saúde? A água para cozinhar alimentos também deve ser purificada, sobretudo por conta dos metais pesados e outros elementos químicos que possam ficar em suspensão na bebida. Assim, a água da torneira faz mal.

De acordo com a especialista, quando o alimento for para a cocção, a água da torneira pode ser utilizada já que, durante o processo, qualquer contaminação é eliminada.

O próprio cloro utilizado no tratamento, se administrado em excesso, pode causar problemas. Da mesma forma, os encanamentos e reservatórios podem contaminar a água. Os microrganismos causadores de doenças não são as únicas coisas que podem estar presentes na água.

A eliminação de vírus e bactérias por meio da fervura realmente pode eliminar alguns microrganismos, porém não remove o cloro e outros possíveis contaminantes químicos. Por isso, para garantir a melhor qualidade possível de água, é recomendado que ela seja filtrada.

Para retirar totalmente o cloro da água, adicione 6 mg de tiossulfato de sódio para cada litro de água no tanque. Porém, esse método pode se mostrar onerosos quando se trabalha com grandes volumes de reposição diária de água clorada.

Ferver a água é uma das maneiras mais simples de filtrar a água da torneira. O processo de fervura é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo. Para fazer essa filtragem, basta passar a água por um pano limpo e depois levar ao fogo.

Quais são os riscos de beber água da torneira? Não há nenhum risco em beber a água da torneira, caso seja feito o monitoramento adequado do sistema de tratamento e da rede de distribuição pela equipe de qualidade da companhia de saneamento da sua cidade.

Concluímos que beber água da torneira pode ou não trazer riscos à saúde. Se a qualidade da água estiver comprometida e esse for um hábito contínuo, pode sim ser prejudicial e causar doenças. A solução mais segura, simples e prática é a instalação de um purificador para a melhoria da qualidade da água.

Além disso, a água [da torneira] contém a presença de cloro e flúor. Mas se a caixa d'água não estiver bem limpa, pode ter a presença de bactérias e protozoários, como a giárdia, ou algum animal morto. Qualquer coisa errada vai acabar por contaminar a água”, explica a infectologista.

Muita gente não sabe que o cloro é injetado na água na forma de gás liquefeito, e portanto, capaz de evaporar para a atmosfera com o passar do tempo. Por isso, a água da torneira descansada por dois ou três dias terá praticamente eliminado o seu cloro.

20 minutos

Ferver a água por 20 minutos ou mais também remove todo o conteúdo de cloramina, que é adicionada no lugar do cloro em algumas regiões.

Ingerir água com cloro faz mal? O cloro utilizado apenas para tratamento de água não é tóxico para o ser humano. Porém, apesar de não ser tóxico, a água com cloro faz mal quando o elemento é utilizado em grandes quantidades. Por isso, é preciso estar atento ao gosto e cheiro desagradáveis.

A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.

a) A fervura provoca a morte de microrganismos/agentes patogênicos, que podem transmitir doenças, mas não é capaz de remover partículas ou metais pesados. b) A filtragem da água elimina impurezas presentes na água, sendo que algumas podem ser nocivas ao nosso organismo.

Mesmo que o aquecimento não retire os sais e outros compostos geralmente presentes na água de consumo humano, ele irá tirar o ar dissolvido, o que afetará o modo como esse líquido será percebido na sua boca.