Por que não misturar arroz e macarrão?

Perguntado por: ozaganelli . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

- Não existe nenhuma restrição dietética sobre misturar duas fontes de carboidrato em uma refeição. Afinal independentemente de misturar alimentos ricos em carboidratos, o mais importante é respeitar as quantidades.

Segundo o nutricionista Bruno Fischer, não existe problema em misturar carboidratos, pois o nosso corpo é dotado de enzimas que quebram e utilizam diferentes tipos deles, como amido, frutose ou lactose. A exceção acontece no caso de pessoas alérgicas ou intolerantes.

Macarrão com feijão não faz essa mesma combinação, nem nutricionalmente nem de sabor”, disse. Outro ponto que tanto Saffioti quanto outros profissionais ressaltam é que, ao pensar em comer macarrão no lugar do arroz, não devem ser considerados como opção os macarrões instantâneos.

"Em uma quantidade de 100 gramas de arroz branco cozido tipo 1 temos 128 calorias, 2,5 g de proteína, 0,2 g de lipídios e 28,1 g de carboidratos. Já em 100 gramas de macarrão cru temos, 371 calorias, 10 g de proteína, 77,9 g de carboidrato e 1,3 g de lipídios", comenta.

Dependendo da técnica dietética empregada no preparo desses alimentos e do tempo que eles foram preparados não tem nenhuma contra indicação. Macarrão e batata juntos não tem harmonia.

Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131. Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia.

A ingestão de carboidratos deve ser calculada individualmente levando em consideração peso, altura e gasto energético de cada pessoa. Não existe nenhuma restrição sobre misturar duas fontes de carboidrato em uma refeição.

Assim, não há problema algum em misturar dois diferentes carboidratos, desde que os dois juntos somem a quantidade necessária pelo indivíduo - ressalta a nutricionista.

Você já ouviu por aí que misturar duas fontes de carboidratos na mesma refeição não é permitido na dieta? Pois saiba que isso não passa de mito. Portanto, quem tem o costume de colocar arroz e macarrão no prato, por exemplo, não precisa deixar o hábito de lado.

Entretanto, especialistas alertam: embora seja uma fonte de energia para atividades físicas, macarrão em excesso pode causar diabetes, aumento de colesterol e triglicérides e, claro, engordar. No Brasil, os três pratos favoritos escolhidos pela população foram lasanha, arroz e massa, de acordo com o estudo.

Os substitutos do arroz e do macarrão podem ser usados em diversas preparações, como sopas, saladas, sucos e vitaminas, por exemplo.

  1. Quinoa. ...
  2. Amaranto. ...
  3. Espaguete de abobrinha. ...
  4. Batata doce. ...
  5. Trigo sarraceno. ...
  6. Bulgur. ...
  7. Cuscuz.

No quesito nutrição, eles também têm valores muito parecidos. O pão leva uma certa vantagem em alguns nutrientes, como proteínas, carboidratos e lipídios (9,8 g, 61,6 g e 2,2 g, respectivamente, para 100 g do produto).

Para responder esta pergunta, é preciso analisar os dois alimentos separadamente. Ao compararmos exclusivamente as calorias, uma xícara de arroz branco cozido contém 203 cal, contra 181 cal da mesma quantidade de feijão cozido. Sendo assim, do ponto de vista calórico, o arroz engorda mais do que o feijão.

Alguns exemplos do que pode substituir o arroz, e que são fontes de carboidrato, incluem: quinoa, cevadinha, feijão, batata-doce, abóbora.

A batata tem menos calorias, menos hidratos de carbono (com um índice glicémico inferior), menos proteína e mais fibra do que o arroz. Além disso, apresenta uma riqueza vitamínica bastante superior. Por outro lado, o arroz possui mais zinco e sódio, enquanto a batata apresenta maiscálcio, potássio, fósforo e magnésio.