Qual é a cor do fascismo?

Perguntado por: ioliveira2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

A primeira exibição em público dos militantes de Mussolini com esse outfit militarista-minimalista foi em 1919. A partir dali ficaram conhecidos como os “camisas negras”.

A cor preta também ficou marcada nos uniformes de grupos paramilitares ligados a movimentos fascistas na Europa, como os “camisas negras” de Mussolini na Itália, e os integrantes da SS (Schutzstaffel), guarda pessoal de Hitler durante o nazismo alemão.

fascio

Símbolo do Fascismo
Os fascistas escolheram como símbolo o "fascio" um bastão formado por vários feixes de varas, amarrados com cintos, onde estava a lâmina de um machado. Este objeto era utilizado pelos reis etruscos e, posteriormente, por ditadores e Imperadores da Roma Antiga.

O fascismo se caracteriza por ser um sistema político oposto ao socialismo e também imperialista, autoritário, antiliberal e antisocialista, anticomunista e nacionalista. Algumas características gerais: Estado totalitário: o Estado controlava todas as manifestações da vida pública e privada da população.

Dessa forma, o fascismo clássico apresenta cinco características: é chauvinista, antiliberal, antidemocrático, antissocialista e anti-operário.

As cores da nossa Bandeira representam: Verde e amarelo: heranças das cores da bandeira imperial representando a Casa dos Bragança (verde) e a dos Habsburgo (amarelo). Além disso, essas duas cores representam as florestas e as riquezas respectivamente. Azul: representa o céu brasileiro.

Verde. Já o verde simboliza tanto equilíbrio quanto sorte, vigor, renovação, fertilidade e perseverança. Essa cor tem relação forte com a natureza e os seus elementos. Seja em tons mais claros ou intensos, o verde costuma ser a escolha de quem deseja ter proteção e contentamento com cada coisa na vida.

Defende mudanças radicais no sistema político mas também a manutenção do estado de coisas no campo econômico, como forma de manter os privilégios da elite. Surgiu em 1919, na Itália, sob um movimento liderado por Benito Mussolini. O fascismo italiano governou a Itália entre 1922 e 1943, e Mussolini foi morto em 1945.

Fascismo é um regime autoritário criado na Itália. Trata-se de um movimento político totalitário, que atua contra as liberdades individuais em nome do bem da nação. A palavra fascismo deriva do italiano fascio, que significa "feixe" e remete para uma "aliança" ou "federação".

O integralismo brasileiro ideologicamente defende a propriedade privada, o resgate da cultura nacional, o moralismo, valoriza o nacionalismo, os valores morais prática cristã, o princípio da autoridade (e portanto a estrutura hierárquica da sociedade), o combate ao comunismo e ao liberalismo econômico.

A tradição romana é aqui uma ideia de força. Benito Mussolini, num discurso proferido na Câmara dos Deputados no dia 26 de maio de 1927, disse uma frase que define concisamente a ideologia do fascismo: "Tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado".

Benito Mussolini

Benito Mussolini foi o fundador e o grande líder do fascismo italiano, governando a Itália de 1922 a 1943. Apesar de ter sido conhecido como um ardoroso socialista, na juventude, mais tarde Mussolini adotou ideais conservadores e reacionários e fundou o movimento que se tornou o Partido Fascista.