Quem é o malandro Miguel na Umbanda?

Perguntado por: emoraes3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Miguel Camisa Preta foi um capoeirista, malandro, boêmio. Um sobrevivente das ruas e dos guetos no universo dos antigos capoeiras do Rio de Janeiro. Alfredo Francisco Soares. Esse era o nome de batismo, de um dos mais famosos nomes da malandragem das ruas cariocas, no inicio do século XX.

Há vários nomes conhecidos dos malandros na umbanda, como Zé Malandro, Zé do Coco, Zé da Luz, Zé de Légua, Zé Moreno, Zé Pereira, Zé Pretinho, Malandrinho, Camisa Listrada.

Ele viveu até os anos oitenta aproximadamente. Hoje sua missão é ajudar pessoas que se envolvem no tráfico ou que têm problemas com vícios de drogas e bebidas, a fim de cada dia evoluir seu espiríto.

Os malandros atuam na vibração da força de Ogum – pois são entidades da estrada – e também aparecem sob a regência de Exú na esquerda – como o famoso Zé Pilintra. Eles ainda podem se apresentar na cura, regidos por Oxalá, onde aparecem sem chapéu e com fitinha branca.

O Banho de Zé Pelintra é um mix de ervas selecionadas para te ajudar a vencer as dificuldades do dia a dia, bem como fortalecer o poder de conexão com esse grande mentor espiritual. Na sua composição inclui ervas poderosas como: Pimenta rosa, Eucalipto, cravo, aroeira, boldo, capim limão e guiné.

Zé Pelintra acabou indo morar no Rio de Janeiro, onde se encaixou muito bem na boemia carioca. Em muitos casos, Zé Pelintra, por ser da rua, é associado ao Orixá Exu. Exu é o dono da rua, das encruzilhadas.

O dia 7 de julho foi escolhido como a data para celebrar e destacar a importância da entidade, que é chefe da falange dos malandros.

Os malandros têm como principal característica de identificação, a malandragem, o amor pela noite, pela música, pelo jogo, pela boemia e uma atração pelas mulheres(principalmente pelas prostitutas, mulheres da noite, etc...).

Na Umbanda, é chefe da falange dos Malandros, da qual fazem parte Maria Navalha e outras variações apresentadas nos terreiros.

Oferendas aos Malandros – Os malandros gostam de receber suas oferendas em encruzilhadas, morros de favela e pés de coqueiro. Apreciam rapadura, carne seca com abóbora, cocada, doce de abóbora, farofa de milho, fumo de rolo e cerveja branca gelada. Gosta também de diversas frutas frescas da estação.

3 ladrão, larápio, gatuno, marginal, meliante, delinquente, trombadinha, roubador, malandrim, pilha.

Relações. Saudação: Salve os Malandros! Salve a Malandragem!

Guardiões astrais que trabalham na esquerda das religiões afro brasileiras, como a umbanda e candomblé. Costumam trabalhar com cargas mais densas policiando os planos astrais.

Informações do produto. Atraia vendas, negócios, prosperidade e abertura de caminhos para sua vida! Os perfumes são elementos bastante usados em práticas mágicas que envolvem amor, sedução, auto estima, pois somos conquistados pelo cheiro inconscientemente.

Esta poderosa especiaria é conhecida por ser afrodisíaca - o que pode aumentar muito o poder de atração. Contudo, o ritual do banho de Canela com Açúcar pode melhorar o desânimo e a tristeza, já que possui energias para animar qualquer ambiente e corpo, além de aumentar a proteção física e a atração financeira.

Coloque as pétalas de três lírios brancos, de três rosas brancas e de três cravos vermelhos em uma panela com água fervida. Pingue sete gotas de essência de patchuli. Espere amornar, coe e despeje o preparado no seu corpo, da cintura para baixo, após seu banho habitual.