Quais são os símbolos do fascismo?

Perguntado por: umorgado2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 18 votos

“Fascio”, em italiano, significa “feixe de varas”. O símbolo fascista consistia em uma machadinha envolta por um feixe. Em Roma, na Antiguidade, o lictor (uma espécie de oficial de justiça) levava uma machadinha envolta por um feixe de varas (em latim, “fesce”) nas mãos, quando ia executar as ordens judiciais.

Até o símbolo do fascismo foi retirado da história romana, pois usou-se, para tanto, o feixe. Os feixes unidos eram um símbolo que transmitia a ideia de força por meio da união, e até o nome do partido se originou dessa associação. A palavra fascismo vem de fascio, do italiano, cujo sentido se refere a tais feixes.

Dessa forma, o fascismo clássico apresenta cinco características: é chauvinista, antiliberal, antidemocrático, antissocialista e anti-operário.

A ideia dos fascistas era tomar o poder da Itália a partir da via eleitoral, mas também por meio de atos violentos contra os opositores, especialmente contra os socialistas. O uso da violência pelos fascistas contra os socialistas recebeu forte apoio de diversas camadas da sociedade italiana.

Seu fundador e líder foi Benito Mussolini, também primeiro-ministro italiano até 1943 (de 1943 e 1945, ele foi governante de um Estado satélite da Alemanha Nazista). No espectro político, o fascismo é identificado como uma ideologia política de extrema-direita.

Símbolo do Fascismo. Conhecido como “fasces” é um símbolo de poder, mais precisamente de autoridade militar, que passou a ser utilizado pelo italiano Benito Mussolini - o ditador que conduziu um dos movimentos mais influentes do século XX em termos políticos: o fascismo.

fascio

Já no idioma italiano é fascio. Em ambos idiomas o significado é “feixe”, que retrata a ideia do principal símbolo do fascismo – um feixe de varas enroladas em um machado. Na Roma Antiga existia um instrumento chamado de fascio ou fascio littorio, que era exatamente um machado entrelaçado com varas de madeiras.

Isso é integralismo puro, psicológico e simbólico. O discurso é: 'Ou você está ao meu lado ou é contra a pátria'. O fascio italiano e a AIB previam isso, em meio à tríade "Deus, pátria, família". — Wesley Espinosa Santana.

O fascismo se caracteriza por ser um sistema político oposto ao socialismo e também imperialista, autoritário, antiliberal e antisocialista, anticomunista e nacionalista. Algumas características gerais: Estado totalitário: o Estado controlava todas as manifestações da vida pública e privada da população.

O integralismo brasileiro ideologicamente defende a propriedade privada, o resgate da cultura nacional, o moralismo, valoriza o nacionalismo, os valores morais prática cristã, o princípio da autoridade (e portanto a estrutura hierárquica da sociedade), o combate ao comunismo e ao liberalismo econômico.