Por que a Itália se aliou a Alemanha?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.

Sob o comando de Benito Mussolini, o regime fascista italiano ambicionava restabelecer um “Império Romano” na região do Mediterrâneo, e foi com esse propósito que a Itália coordenou suas invasões durante a Segunda Guerra Mundial.

7 a 15 de abril de 1939 A Itália fascista invade e anexa a Albânia. 23 de agosto de 1939 A Alemanha nazista e a União Soviética assinam um Pacto de Não-Agressão e um protocolo secreto dividindo o Leste europeu sob suas esferas de influência.

Os grupos que se enfrentaram nessa guerra foram os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Os Países do Eixo eram aqueles que reuniam as ideologias autoritárias, englobando o nazismo e o fascismo.

o principal objetivo era para que os países conseguissem se fortalecer e crescer militarmente com ajuda dos países que estavam em seu grupo.

Em 1915, os italianos abandonaram a Tríplice Aliança e aderiram à Tríplice Entente. Esse acordo buscava isolar diplomaticamente França e Rússia. O fracasso da política externa alemã fez Grã-Bretanha, França e Rússia se aproximarem entre si e formarem a Tríplice Entente.

Benito Mussolini

No dia 8 de setembro de 1943, a Itália rendeu-se e permitiu aos aliados entrarem no seu território. Benito Mussolini tinha sido deposto pelo rei Victor Emanuel III e estava preso. A rendição foi muito festejada pela comunidade transalpina residente nos EUA, facto a que este filme dá grande destaque.

No final de março de 1945, os partigiani (guerrilheiros antifascistas) conquistaram Milão, fechando o cerco a Mussolini, que ainda tentou, sem sucesso, negociar sua rendição. No dia 28 de abril de 1945, os alemães capitularam na Itália.

Em 1945, ano final da guerra, as tropas aliadas conseguiram controlar todo o território italiano. Um grupo de comunistas italianos prendeu Mussolini e sua amante, Carla Petacci.

Os grupos que se enfrentaram na guerra foram os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

A aliança dos Países Aliados que contava com França, Reino Unido, Estados Unidos e União Soviética, saiu vencedora da Segunda Guerra Mundial.

No caso da Itália, o país fazia parte da Tríplice Aliança, mas recusou-se a participar da guerra quando ela se iniciou. Em 1915, a Itália aderiu à Tríplice Entente. Naturalmente, a Primeira Guerra Mundial não se resumiu ao envolvimento desses países, pois diversas outras nações envolveram-se no conflito.

O fim da guerra veio em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

Iniciada a Guerra em 1914, a Tríplice Aliança era detentora de maiores recursos para combate. A Alemanha ia avançando e somando inimigos, mas foi alvo de sucessivas derrotas e seus aliados se renderam. Finalmente, em 1918, é assinada a rendição alemã, finalizando, assim, o fim da Primeira Guerra Mundial.

Além do Brasil, assinaram o instrumento União Europeia, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Cabo Verde, Marrocos e Argentina. Na solenidade, o Brasil foi representado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF).

Rússia

Na sequência, a Rússia, abandona a Guerra e a Tríplice Entente. Finalmente em 1918, a Primeira Guerra termina com a rendição da Alemanha.