Qual a vantagem de fazer a cirurgia bariátrica?

Perguntado por: eilha4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 12 votos

A cirurgia para perda de peso também pode tornar o organismo feminino mais equilibrado e, com isso, melhorar a fertilidade durante os anos férteis. Cirurgia de perda de peso pode aliviar a síndrome metabólica, complicações na gravidez, doença da vesícula biliar e muito mais.

Além disso, uma das desvantagens da técnica é o seu caráter irreversível, já que a parte retirada do estômago não pode ser recuperada. Ademais, existem pacientes que apresentam incidência ou piora em quadros de refluxo gastroesofágico.

A cirurgia bariátrica é recomendada para indivíduos obesos com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 116 quilos ou pessoas que tenham IMC acima de 35, por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro e 102 quilos que tenha doenças associadas, como diabetes, colesterol alto, ...

A verdade é que a vida depois da realização de uma cirurgia bariátrica é bem diferente. As mudanças no corpo são nítidas e a autoestima volta a se fortalecer. A saúde também se torna mais resistente e, como consequência, o bem-estar é, literalmente, sentido na pele.

No total o paciente pode perder 20% do seu peso inicial. Quanto aos demais 20%, eles serão eliminados nos meses seguintes até completar o período de 12 e 14 meses. No caso da gastroplastia Sleeve por videolaparoscopia, o paciente pode eliminar de 50% a 70% do excesso de peso.

Recebe o nome de efeito platô, aquela “estacionada” que o corpo dá durante o processo de emagrecimento. Trata-se de uma situação comum – e até esperada -, mesmo em pacientes bariátricos, que costuma acontecer após os primeiros 6 meses da cirurgia.

O critério básico de indicação da cirurgia bariátrica inclui um índice de massa corporal (IMC) acima de 35 com doenças associadas ou maior de 40 independente das doenças. Além disso, esse paciente deve ter no mínimo 5 anos de obesidade e também deve ter tentado emagrecer com medidas clinicas por no mínimo 2 anos.

O peso mínimo para realizar a bariátrica
Anteriormente, a resolução 2.131/15 determinava que o peso mínimo para a cirurgia bariátrica era de 123 quilos. Com a evolução das normas médicas, o peso mínimo passou a ser 108 quilos. Isso para uma pessoa com até 1,75 de altura.

A resposta para essa pergunta é sim, todos os pacientes submetidos à Cirurgia Bariátrica necessitam de uma reposição específica de vitaminas e outros nutrientes no pós-operatório.

A verdade é que a vida depois da realização de uma cirurgia bariátrica é bem diferente. As mudanças no corpo são nítidas e a autoestima volta a se fortalecer. A saúde também se torna mais resistente e, como consequência, o bem-estar é, literalmente, sentido na pele.