Qual a relação de Tiradentes com a cidade de Tiradentes?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Fundada em 19 de janeiro de 1718, Tiradentes foi desmembrada da vila de São João del-Rei. Após a proclamação da República, o município passou a ser chamado de Tiradentes, devido ao alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, e que teve papel importante no combate ao governo monárquico.

Em 1719, foi criado o município de São José del Rei, mais tarde São José do Rio das Mortes. A criação do distrito data de 1724 e, em 1849, o território do atual município foi desmembrado de São João del Rei. Em 1860, a sede municipal foi elevada à categoria de cidade e, em 1889, recebeu o nome de Tiradentes.

A Cidade de Tiradentes foi fundada por volta de 1702, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José, dando origem a um arraial batizado com o nome de Santo Antônio do Rio das Mortes.

Situado na região do Campo das Vertentes, o município de Tiradentes, que possui em torno de oito mil habitantes, tem no turismo sua principal atividade econômica. E não é pra menos: foi um importante centro produtor de ouro e também berço da Inconfidência Mineira.

Minas Gerais

A cidade tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.

Tiradentes foi esquartejado após ter sido condenado à morte por sua atuação na Inconfidência Mineira, uma conspiração organizada pela elite da Capitania de Minas Gerais contra o controle colonial dos portugueses.

Entre tantas carreiras, o que tornou Tiradentes um herói nacional foi o fato de ter sido um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento contra os impostos exacerbados no Brasil que durou de 1789 a 1792.

Nascido em 12 de novembro de 1746, na então capitania de Minas Gerais, durante o Brasil colonial, José Joaquim da Silva Xavier desempenhou várias profissões. Entre elas, estava a de dentista amador, por isso foi apelidado como Tiradentes.

Até esse período, o espaço que hoje corresponde ao bairro de Cidade Tiradentes, era uma região composta por chácaras, sítios e fazendas, situadas nos arredores de Guaianases, onde havia se formado o primeiro núcleo urbano mais próximo, com a chegada da estrada de ferro em 1877 a 6 km de distância.

Joaquim José da Silva Xavier, conhecido pelo apelido de “Tiradentes”, foi um dos principais nomes da Inconfidência Mineira: revolta separatista que tinha por objetivo proclamar a República na capitania de Minas Gerais.

Os inconfidentes acabaram denunciados ao império, mas apenas Tiradentes foi condenado à morte. Após passar três anos preso no Rio de Janeiro, ele foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. Partes de seu corpo foram espalhadas por Villa Rica (atual Ouro Preto) para “servir de exemplo” e evitar novas rebeliões.

E por causa desse ideal de luta, Tiradentes foi julgado pelo Reino de Portugal e condenado à morte na forca, execução acontecida no dia 21 de Abril do ano de 1792.

Devido a seu envolvimento na Inconfidência Mineira, um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal, Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792.

As cidades se urbanizam, e tem como função principal a atividade industrial e o setor de serviços.