Qual o maior feito de Tiradentes?

Perguntado por: rmoreira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

Ele foi alferes dos Dragões Reais de Minas e responsável por monitorar o Caminho Novo. Ficou marcado por ter sido executado a mando da Coroa portuguesa, sendo enforcado e esquartejado. Tiradentes atuou como propagandista da Inconfidência Mineira, viajando e conquistando apoiadores para a conspiração.

Entre tantas carreiras, o que tornou Tiradentes um herói nacional foi o fato de ter sido um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento contra os impostos exacerbados no Brasil que durou de 1789 a 1792.

Tiradentes é considerado herói por uns e um traidor por outros, graças à sua participação no movimento da Inconfidência Mineira, uma das razões por que ele foi enforcado. Esse movimento aconteceu no final do século XVIII, na então capitania de Minas Gerais e pretendia torná-la independente de Portugal.

Apesar de ficar conhecido como dentista, Tiradentes também foi tropeiro, minerador, engenheiro e militar.

Resumo sobre Tiradentes
Foi o propagandista da Inconfidência Mineira, atuando para garantir apoiadores ao movimento. Foi preso no Rio de Janeiro, após a conspiração ser denunciada. Foi enforcado em 21 de abril de 1792 e seu corpo foi esquartejado. O dia de sua morte é considerado feriado nacional em nosso país.

A localidade foi explorada durante o século XVIII por conta do ouro que lá era encontrado, sendo assim um dos grandes centros produtores de Minas Gerais. No século XIX os republicanos redescobrem a cidade, que fora palco da inconfidência mineira e do seu “herói”, Tiradentes.

Tiradentes foi enforcado por lutar pela Independência do Brasil - UOL Educação.

Teve o seu corpo esquartejado pelas autoridades coloniais portuguesas.

Devido a seu envolvimento na Inconfidência Mineira, um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal, Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792.

A Inconfidência Mineira foi baseada nos ideais do Iluminismo, que pregavam a liberdade política e econômica, assim como a liberdade de expressão e religiosa, e o livre comércio, defendido pela burguesia.

“Pois seja feita a vontade de Deus. Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria”, teria dito Tiradentes ao ouvir sua sentença de morte. Alguns relatos ainda dizem que depois que subiu os degraus para a execução, ele teria dito ao homem que o mataria a frase: “seja rápido”.

Tiradentes foi preso em maio de 1789 e executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, por ter sido um dos líderes da Inconfidência Mineira (1789). Ele era um dos integrantes do grupo de conspiradores composto de homens cultos e influentes.