Qual foi o grito que marcou a história de Tiradentes?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

O alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, saiu da cadeia pública e caminhou para o patíbulo, onde seria enforcado. Era uma manhã de sábado, 21 de abril de 1792. Esse dia, comemorado hoje, entrou para a História como uma das datas mais marcantes do Brasil.

Já o alferes Canto e Melo, irmão de Domitila, futura Marquesa de Santos, escreveu posteriormente que Dom Pedro falou em alto e bom som, “Independência ou morte! Estamos separados de Portugal!”. A comitiva de Dom Pedro era pequena.

Últimas palavras
“Pois seja feita a vontade de Deus. Mil vidas eu tivesse, mil vidas eu daria pela libertação da minha pátria”, teria dito Tiradentes ao ouvir sua sentença de morte.

Nascido em 12 de novembro de 1746, na então capitania de Minas Gerais, durante o Brasil colonial, José Joaquim da Silva Xavier desempenhou várias profissões. Entre elas, estava a de dentista amador, por isso foi apelidado como Tiradentes.

Tiradentes foi esquartejado após ter sido condenado à morte por sua atuação na Inconfidência Mineira, uma conspiração organizada pela elite da Capitania de Minas Gerais contra o controle colonial dos portugueses.

Bicentenário da Independência: o grito do Ipiranga e a história do 7 de Setembro.

Foi na tarde de 7 de setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, voltando de Santos que Dom Pedro exclamou a famosa frase: “Independência ou Morte! “.

A condenação e morte de Tiradentes
Somente Tirantes foi condenado à morte, pois dentre os conspiradores, era o que tinha a patente militar mais baixa. Tiradentes foi sentenciado por traição contra a rainha, condenado à forca e executado no dia 21 de abril de 1792, no campo da Lampadosa, no Rio de Janeiro.

21 de abril, Dia de Tiradentes, é feriado em todo o Brasil. A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, que ocorreu em 21 de abril de 1792. Joaquim José foi um dos participantes da Inconfidência Mineira, conspiração da elite mineira contra Portugal.

Apesar de ser conhecido pela a alcunha de Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier odiava arrancar os dentes das pessoas. “Ele já era um dentista a frente do seu tempo. Naquela época era comum extrair um dente por qualquer motivo, mas Tiradentes não concordava com isso.

Joaquim José da Silva Xavier, conhecido pelo apelido de “Tiradentes”, foi um dos principais nomes da Inconfidência Mineira: revolta separatista que tinha por objetivo proclamar a República na capitania de Minas Gerais.

O movimento da Inconfidência Mineira, liderado por Tiradentes, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.

Tiradentes foi enforcado por lutar pela Independência do Brasil - UOL Educação.