Qual a causa da morte de Tiradentes?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

A Inconfidência Mineira acabou não ocorrendo pela delação de um de seus participantes e um dos líderes do movimento, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi condenado ao enforcamento. A pena capital foi executada em 21 de abril de 1792.

Os livros didáticos contam que as últimas palavras de Tiradentes foram "Cumpri minha missão, morro com a liberdade", porém, alguns relatos não oficiais dizem que, após subir os 21 degraus para chegar à forca, ele teria dito ao carrasco "seja rápido".

A condenação e morte de Tiradentes
Somente Tirantes foi condenado à morte, pois dentre os conspiradores, era o que tinha a patente militar mais baixa. Tiradentes foi sentenciado por traição contra a rainha, condenado à forca e executado no dia 21 de abril de 1792, no campo da Lampadosa, no Rio de Janeiro.

Quanto a Tiradentes, acabou condenado à morte e ao esquartejamento, para que as partes de seu corpo ficassem expostas ao público, de modo a desencorajar outras tentativas de rebelião.

Joaquim Silvério dos Reis foi o principal delator da Inconfidência Mineira, movimento articulado em 1788 e 1789 que foi uma das primeiras tentativas de independência do Brasil do domínio português.

A Rainha Dona Maria I e Tiradentes.

De uma família de origem humilde, Joaquim José nasceu na Capitania de Minas Gerais, em 12 de novembro de 1746. Com a morte prematura dos pais, Joaquim José precisou exercer inúmeros trabalhos ao longo de sua vida, como a de dentista amador, função que lhe deu o apelido de “Tiradentes”.

Tiradentes foi o único que permaneceu condenado à morte. Não se sabe a causa exata para que D. Maria I não tenha perdoado Tiradentes. A primeira hipótese é que, como Tiradentes assumiu a responsabilidade pela Inconfidência Mineira durante o interrogatório, a coroa o tenha considerado perigoso demais.

Tiradentes foi acusado pelos portugueses de liderar o movimento da Inconfidência Mineira. Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido pelo apelido de “Tiradentes”, ele foi o único dos envolvidos no movimento a receber a pena de morte, os outros envolvidos foram perdoados pela Coroa Portuguesa.

Em 21 de abril de 1792, Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes, 46 anos de idade, foi executado na forca por crime de “lesa-majestade”, isto é, de traição contra a rainha D. Maria I.

Joaquim José Xavier foi enforcado no Rio de Janeiro, em 1792. Os planos da revolta não tinham em seus objetivos a abolição da escravidão, a maioria dos membros eram escravocratas e Tiradentes possuía 6 escravizados.

Isso se explica pelo fato de que, no período da monarquia, Tiradentes e os inconfidentes eram republicanos convictos, portanto, não seria interessante para a monarquia estabelecida em 1822 resgatar a imagem de um republicano como herói.

Principal propagandista da conspiração, Tiradentes foi preso em maio de 1789 por causa de uma denúncia de Joaquim Silvério dos Reis. Ficou preso por três anos, sendo condenado à morte por enforcamento em 1792. Foi executado em 21 de abril de 1792, e seu corpo foi esquartejado pelas autoridades portuguesas.