Qual a quantidade de água para banho-maria?

Perguntado por: dalegria7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

*A quantidade da água usada no banho-maria varia, conforme a receita, de 1/3 a ½ ou a 2/3 da altura da forma. Nos bolos-pudins, como o Luiz Felipe, usa-se pouca água, geralmente menos de 1/3, pois ele não deve ficar excessivamente cremoso.

1 - Coloque água em um recipiente (assadeira ou refratário) maior, normalmente pouco menos da metade e coloque água fervente. Coloque o outro recipiente, já com o alimento/ingredientes dentro. 2 - Ajuste a temperatura de acordo com a receita.

Escolhendo um Banho Maria para o laboratório
Faixa de temperatura: Para banhos de água básicos, a faixa de temperatura é normalmente de 30 graus Celsius a 100 graus Celsius.

Usando o banho-maria no fogão
Coloque a comida em um recipiente (preferencialmente de vidro) ou panela menor e coloque-o em cima da panela com água. Vá misturando os alimentos para que tudo fique bem aquecido.

Em banho Maria no fogão
Ou seja, você vai pegar a marmita, colocar em uma panela e adicionar água (na panela mesmo, até metade da marmita, que precisa estar com a tampa fechada). Daí, é só deixar a panela, em fogo baixo, por uns 15 minutos. Dependendo da potência do seu fogão, pode ser que leve até menos tempo.

Para fazer, leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo e encaixe sobre ela uma tigela, que pode ser de inox ou de vidro refratário. O segredo é não deixar a tigela em contato com a água.

Se usar o método do banho-maria, ponha os frascos dentro de uma panela grande de aço inoxidável, sem deixar que se toquem. Ponha água morna na panela até a altura de 2,5 cm. Tampe e deixe em fogo baixo o tempo necessário. Retire as conservas e aperte bem a tampa.

15 minutos

Em BANHO-MARIA (no fogão)
Coloque água numa panela até a metade da marmita. Com a marmita tampada, leve ao fogo por cerca de 15 minutos. Dependendo da intensidade da chama e do tamanho da panela, pode levar mais ou menos tempo. Aqui vale fazer alguns testes para chegar ao tempo ideal.

Entre as principais vantagens do uso de um Banho Maria está a sua capacidade de manter uma temperatura constante e uniforme, o que proporciona maior precisão nos resultados dos experimentos realizados.

O processo recebe o nome em honra à famosa alquimista, Maria, a Judia, a quem atribui-se a invenção do processo. As substâncias nunca são submetidas a uma temperatura superior a 100 °C, no caso de utilização de água, pois a temperatura de ebulição em condições normais de temperatura e pressão é de mais ou menos 100 °C.

Pegue uma panela de maneira que cubra metade do pote com a carne e coloque em banho maria, sempre verificando para não deixar a água secar, pois pode explodir o pote de vidro. Depois de uma hora e meia, você já verá um pouco de caldo. Deixe mais 30 minutos e desligue.

Evite o banho-maria, pois o plástico pode derreter.