Dá para esquentar polenta?

Perguntado por: aamorim8 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Agora, se você quiser muito requentar a polenta: leve à panela com mais líquido quente e misture bem com o batedor de arame. Você vai precisar retemperar, para que não fique sem graça. Ao esfriar, a polenta forma uma película, portanto, ao requentar, não vai ficar totalmente lisinha e cremosa.

Agora, se você quiser muito requentar a polenta, nossa dica é levar à panela com mais líquido quente e misturar bastante com o fouet.

Como conservar
Mas quem vai fazer a polenta em casa, não precisa dessa separação em potes. Depois de bater a mistura no liquidificador, a polenta pode ir numa forma de vidro para a geladeira.

Para esquentar a polenta que sobrou do dia anterior, mergulhe as fatias em água fervente durante 1 minuto. Retire-as e enxugue com guardanapo. Assim ficarão como se fosse feita na hora.

Reaquece quadradinhos de polenta: Se você fez aquela polenta bem durinha e não quer fritar, a melhor forma de reaquecer para não ressecar é mergulhar os pedaços em água fervente por 1 minuto, seque e sirva.

A polenta precisa firmar na geladeira por pelo menos 12 horas pra firmar.

A polenta tradicional, pode ficar muito mole por vários motivos, e se por mais que você mexa em fogo baixo o ponto de consistência não estiver chegando, tem um segredo que pode ajudar. Acrescente um pouco de maisena dissolvida em água, isso vai devolver o aspecto mais gelatinoso a receita e deixá-la na textura ideal.

Já a polenta também é considerada um alimento bastante nutritivo, quando servida na versão que é apenas cozida e fica cremosa. Essa preparação possui ferro, magnésio, fósforo, zinco, cobre e vitaminas, além de fibras e proteínas.

Para congelar: coloque a forma refratária numa bacia com gelo e água, para conseguir um resfriamento rápido. Cubra com um filme plástico e depois com papel alumínio, coloque a etiqueta e leve ao freezer. Para descongelar: retire a forma refratária do freezer e coloque de véspera na geladeira.

Como SALVAR? Se truque algum conseguiu evitar da receita empelotar, ainda tem um jeito. Geralmente, bater a mistura no liquidificador e passá-la depois pela peneira pode salvar o preparo, retirando os grumos. E não tem contra-indicações, a consistência costuma se manter.

Porque a polenta amarga? É mais ou menos o mesmo motivo: a polenta amarga pelo sabor do fubá pouco cozido. Se ela empelotar já dá para imaginar que pode ficar amarga. Então prepare-se para fazer do começo ao fim, sempre prestando atenção na hora de mexer porque ela fica muito (muito mesmo) quente.