Como se fala polenta em Minas Gerais?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, o angu preparado apenas com o fubá de milho e água, sem a adição de sal, e com consistência mais firme, é conhecido como “angu mineiro”.

Angu é um prato típico da culinária brasileira, preparado com fubá, água e um pouco de sal, normalmente levando alho frito no azeite como tempero. Nas regiões em que houve influência de imigrantes italianos, o angu passou a ser identificado como a polenta, prato típico italiano.

A polenta feita no sul é considerada uma das mais autênticas polentas italianas. Essa receita é muito consumida no norte da Itália e também em outros países europeus tais como Croácia, Eslovênia, Portugal, Áustria e Bósnia.

Tem muita gente que fala que angu e polenta, são a mesma coisa, mas não são, apesar de, hoje nos dois pratos, o protagonista ser o milho. Simplificando, o angu é feito de fubá, e a polenta, de farinha de milho de granulometria mais grossa, mas também pode ser feita de trigo ou aveia.

300 anos, quando Minas começou a se formar como estado, o sal era muito caro – por ser importado – e usado em pequenas quantidades em alimentos específicos. Assim, comidas mais cotidianas, como o angu, não levavam o tempero. “Então, foi-se construindo esse gosto pelo angu sem sal”, explica o historiador.

Típico da região das Minas Gerais e da Bahia, o angu, na verdade, é um prato que tem sua origem no continente africano; onde a palavra significava uma “papa sem gosto e tempero”.

O milho vai para o caco bem quente para ser torrado e triturado até virar um pó fino, que ainda é cessado na urupema – ou passado por peneira – para ficar ainda mais leve. Eliana me conta que na Bahia a fuba é conhecida como farinha de pipoca e feita com milho comum, plantado no São José e colhido no São João.

Cuchá (comida típica do maranhão)

Polenta ou angú
Polenta e angú são confundidos, porém há diferenças nos ingredientes. Na polenta, é usada farinha de milho, e no angú é utilizada a farinha de mandioca. Em algumas partes do Nordeste, no entanto, os dois pratos são chamados de angú. A receita é feita com farinha de milho, água, manteiga e sal.

E, a versão do Sul, a polenta, que tem a consistência mais firme e é servida até frita muitas vezes, inclusive como petisco em bares.