Qual a punição para quem maltrata o idoso?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 9 votos

A pena prevista é de 2 meses a 1 ano de detenção, e multa. Se o resultado do crime for lesão corporal grave, a pena aumenta para 1 a 4 anos de reclusão. Por fim, se o resultado for morte, a pena é de 4 a 12 anos de reclusão. Art.

Art. 99. Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado: Pena – detenção de 2 (dois) meses a 1 (um) ano e multa.

As denúncias de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos). O atendimento é realizado diariamente, 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana.

Além do 190 da Polícia Militar a Prefeitura oferece para a população o SP 156 que pode ser acionado caso o idoso seja vítima de violência.

Conheça algumas situações: Violência psicológica contra pessoa idosa é crime: gritar, xingar, discriminar, menosprezar, agir com preconceito ou humilhar levam a pessoa idosa à tristeza e consequentemente à depressão.

Embora seja uma responsabilidade difícil, cuidar dos pais idosos é dever dos filhos previsto na constituição que diz: Art. 229 da Constituição: “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”.

Abuso psicológico, violência psicológica ou maus-tratos psicológicos: corresponde a qualquer forma de menosprezo, desprezo, preconceito e discriminação, incluindo agressões verbais ou gestuais, com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar a pessoa idosa do convívio social.

Sinais de violência psicológica:

  1. O idoso encontra-se emocionalmente perturbado.
  2. Medo de estar na presença de outras pessoas.
  3. Receio de falar.
  4. Depressão.
  5. Recusar participar nas atividades diárias sem explicação.
  6. Depreciação do seu bem-estar e baixa autoestima.

Abaixo são elencados os tipos de violência praticada contra a pessoa idosa:

  • VIOLÊNCIA FÍSICA. Os abusos físicos constituem a forma de violência mais perceptível aos olhos. ...
  • VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA. ...
  • VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL. ...
  • VIOLÊNCIA PATRIMONIAL. ...
  • VIOLÊNCIA SEXUAL. ...
  • ABUSO FINANCEIRO. ...
  • DISCRIMINAÇÃO. ...
  • NEGLIGÊNCIA.

Após o registro, a denúncia é analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos, respeitando as competências de cada órgão. Se o cidadão quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100, fornecer o número de protocolo e confirmar os dados da denúncia.

Como denunciar
Para denunciar anonimamente a violência, telefone para 181. As informações serão conferidas pela polícia. Não deixe de registrar a violência, mesmo que ela tenha sido cometida dentro da família ou por pessoa próxima.

Se você tiver dúvidas ou identificar irregularidades, procure a Vigilância Sanitária local, que é responsável pela autorização de funcionamento e fiscalização desses serviços.

O Ministério Público é o órgão responsável pela defesa dos interesses sociais de forma a garantir a cidadania em uma sociedade. Dessa forma, qualquer pessoa pode enviar uma denúncia ao Ministério Público, quando for vítima ou presenciar alguma situação em que os direitos humanos sejam desrespeitados.

Entre os delitos mais registrados no RS que tem como vítimas pessoas acima dos 60 anos estão estelionato, ameaça, lesão corporal, furtos, abandono e apropriação indébita. Atualmente há 11.398 processos em andamento no Estado envolvendo idosos.

O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) tem o objetivo de garantir os direitos à pessoa idosa, com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.