Qual a problemática do multiculturalismo?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Os resultados indicam que os problemas sociais estão intrinsecamente ligados à homogeneização cultural, uma vez que essa é, muitas vezes, a origem da desigualdade social, da intolerância religiosa e do preconceito vivenciado no Brasil.

Os pontos negativos que envolvem o multiculturalismo são definições do certo e errado, verdade ou mentira, de acordo com a outra cultura. As pessoas necessitam entender que existem diferentes religiões e costumes, que não somente a sua está certa e diz a verdade. É preciso estar aberto para uma nova visão de mundo.

O não reconhecimento e respeito a identidades culturais diferentes das nossas criam atritos; quando olhamos para determinado grupo social e vemos esses com mais direitos do que o nosso, principalmente as questões econômicas já que precisamos de oportunidades para aprender e se desenvolver como ser social e profissional ...

Tudo está ligado ao multiculturalismo, pois a coexistência de vários povos numa mesma sociedade traz consigo a coexistência da discriminação, do preconceito e da falta de respeito para com o outro, para com o modo de vida do outro, para a realidade vivida pelo outro.

O multiculturalismo emerge a partir das reivindicações de minorias étnicas que sofrem de opressão histórica em seus territórios, como os negros e as populações indígenas por todo continente americano, incluindo o Brasil.

O respeito ao culto de diferentes religiões é um exemplo de multiculturalismo na nossa sociedade. Em lugares em que convivam de forma amistosa membros do candomblé, fiéis de igrejas evangélicas, seguidores do catolicismo, ateus, budistas, entre outras crenças, é um ambiente multicultural.

Permite maior compreensão e tolerância sobre o mundo e, consequentemente, uma melhoria das competências sociais no nosso dia-a-dia; Diminui estereótipos; Diminui o racismo (quando vivemos numa sociedade multicultural, o racismo diminui porque há um maior entendimento do comportamento das diversas pessoas);

O multiculturalismo é um princípio que defende a necessidade de se ir além das atitudes de tolerância entre diferentes culturas num mesmo território ou nação,e se tratando do Brasil,isso ganha maior peso,sendo necessário que haja a coexistência harmoniosa e respeitosa entre as diferenças entre culturas.

O multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um, do respeito ao gênero; é o resultado da mistura de raças — negra, branca, indígena; é a luta pela minoria; enfim, é o respeito pelos costumes, valores, pelo modo de vida.

O multiculturalismo favorece a mudança nas relações vividas pelos indivíduos, inserindo dentro do contexto as questões como identidade, diferenças de classe, gênero e etnia, entre outros.

Minorias e multiculturalismo
Tem-se então o multiculturalismo como o reconhecimento dessas diversidades culturais, preservando a pluralidade cultural das sociedades heterogêneas, e possibilitando que os grupos de minorias alcancem sua identidade e exerçam sua liberdade (SANTOS, 2014).

No Brasil, os povos indígenas, os europeus e os africanos foram os primeiros grupos que atuaram na formação da cultura nacional, conferindo à sociedade brasileira muitos de seus valores, tradições e manifestações artísticas. Esse encontro fez do Brasil um país multicultural.