Qual a origem da palavra mobilidade?

Perguntado por: lportela . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Etimologicamente, o termo “mobilidade” deriva do latim, mobilitas(átis), que por sua vez deriva de mobilis(e) que significa móvel (que pode se mover).

O que é mobilidade? Mobilidade refere-se a essa possibilidade de mover-se, sob as mais diversas formas pela cidade, associando este entendimento aos veículos, as vias e a toda a infraestrutura necessária, para o deslocamento de pessoas e cargas. É a qualidade daquilo que se move, do que se consegue movimentar.

2 flexibilidade, cinesia, impermanência, mudança, mutabilidade, variabilidade.

Podemos resumir a tese de Gaudemar da seguinte maneira, portanto: a mobilidade do trabalho é compreendida como um fenômeno que promove o deslocamento espacial, setorial e profissional do trabalhador, com o objetivo do capital explorar sua força de trabalho e acumular excedente econômico.

Mobilidade Urbana é definida como a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. Ônibus, metrô, outros transportes coletivos e carros fazem parte das soluções de mobilidade. No dicionário, mobilidade significa “facilidade para se mover”.

A importância da mobilidade física está no fato de que ela é necessária para que possamos executar movimentos totalmente funcionais. Isso significa que ela possibilita que as ações sejam realizadas sem dores, lesões ou desequilíbrios.

Mobilidade é a capacidade de explorar os movimentos em toda a sua amplitude. Um exercício de mobilidade tem o objetivo de aquecer as articulações com movimentações estáticas ou dinâmicas a fim de aumentar a amplitude com que se realiza uma atividade.

Há dois tipos principais de mobilidade social: Mobilidade social horizontal e mobilidade social vertical. Este último tipo de mobilidade social, por sua vez, pode ser dividido ainda em mobilidade social ascendente e mobilidade social descendente.

Tipos de Mobilidade Social

  • Intrageracional: ocorre entre indivíduos de uma mesma geração.
  • Intergeracional: ocorre entre indivíduos de gerações diferentes.

Existem dois tipos de mobilidade social: a vertical e a horizontal.

A mobilidade é a capacidade que uma articulação tem de, voluntariamente e de forma natural (sem a ação de forças externas) realizar um movimento de pequena e/ou grande amplitude. Ou seja, é uma capacidade da articulação.

A mobilidade é a capacidade do corpo em executar movimentos de pequena e grande amplitudes, livres de qualquer restrição, e está diretamente relacionada com as articulações. Uma boa mobilidade articular significa ter articulações capazes de manter suas funções primárias básicas ativas.

Um dos fatores que mais afetam a qualidade de vida dos trabalhadores é, justamente, essa rotina de deslocamento para o trabalho. Afinal, são horas perdidas no trânsito ou no transporte público, tempo que poderia ser utilizado para descanso, lazer e convívio com a família.