Qual a primeira metrópole do Brasil?

Perguntado por: ofreitas . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 4 votos

São Paulo é a grande metrópole nacional ocupando, isoladamente, a posição de maior hierarquia urbana do país com uma rede de influência que concentra 49 milhões de habitantes em 2018 e mais de R$ 2 trilhões anuais de PIB, o que corresponde a 23,6% da população e 33,3% da renda total do país.

As duas primeiras metrópoles no país foram São Paulo e Rio de Janeiro, refletindo a concentração industrial, econômica e urbana da região do Sudeste brasileiro que marcou a história do desenvolvimento nacional. Em seguida, outras cidades do mesmo tipo emergiram, como Belo Horizonte, Recife e Salvador.

BERLIM. Uruk, chamada hoje de Warka, a 260 km ao Sul de Bagdá, foi há cinco mil anos a primeira metrópole da Humanidade.

São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus completam o grupo das metrópoles.

As maiores metrópoles brasileiras são as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte. São Paulo é a única pertencente à categoria de Grande Metrópole Nacional, enquanto Brasília e Rio de Janeiro são classificadas como Metrópoles Nacionais.

A cidade de São Paulo é considerada a principal metrópole do Brasil. As metrópoles são grandes cidades que exercem vasta influência em termos políticos, econômicos e culturais.

Existem atualmente 12 centros urbanos classificados entre as metrópoles brasileiras. Ouça o texto abaixo! As metrópoles são centros urbanos de grande porte e caracterizam-se pelo poder de atração e influência que exercem sobre um grande número de cidades em seu entorno.

O Brasil possui uma megalópole que contempla uma extensa área que engloba a Grande São Paulo, a Grande Rio de Janeiro, passando pelas regiões da Baixada Santista e do Vale do Paraíba. Essa área é densamente urbanizada e industrializada, no entanto, consiste em somente 0,5% do território nacional.

Tóquio

Este ano, 2023, a lista dos países mais povoados é parecida com a edição anterior, com poucas mudanças de posição e nos números de habitantes. Tóquio, no Japão, consegue manter o seu estatuto de maior e mais povoada cidade do mundo, com 37 milhões de habitantes.

Brasília

Brasília é a terceira cidade mais populosa do Brasil
Na década de 1960, São Paulo desbancou o Rio de Janeiro e se tornou a capital mais populosa do país. Brasília, por sua vez, chegou ao 3º lugar do pódio em 2022, deixando Salvador para trás.

Guarulhos

Com o ganho de 69.805 habitantes em 12 anos, Guarulhos possui 1.291.784 residentes e se mantém como a maior cidade não capital do país, de acordo com o novo censo demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28).

Região Metropolitana de São Paulo

A Região Metropolitana de São Paulo é a região metropolitana com o maior PIB do Brasil e da América do Sul.

No Brasil, existem duas metrópoles globais: Rio de Janeiro e São Paulo. Outros exemplos são: Londres, Nova York, Paris e Tóquio. 2) Metrópole Nacional: são grandes metrópoles que possuem um nível de influência apenas dentro do país. Exemplo: Belo Horizonte e Porto Alegre.

Ao todo, o Brasil possui 5.565 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destes, 73% desses municípios tem entre 10 e 20 mil habitantes.

O Recife é a nona cidade mais populosa do Brasil e a terceira do Nordeste, registrando 1.488.920 habitantes, segundo os resultados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (28).

Belo Horizonte se mantém em 3º lugar no país, atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro. Se a cidade, fechada em seu pequeno espaço territorial, não cresce mais, obviamente o seu espaço urbano contínuo se propaga pelos municípios vizinhos.