Qual a principal causa da hostilização contra imigrantes Sul-americanos?

Perguntado por: nespinosa . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 12 votos

O principal motivo da hostilização é econômico, pois, como são grupos de alta mão de obra especializada, garantem espaço no mercado de trabalho automaticamente, ao contrário dos brasileiros, que se encontram sem formação especializada.

Diversas causas podem estar associadas a esses deslocamentos, como a busca por trabalho, melhor colocação profissional e melhores condições de vida; desastres naturais e situações climáticas extremas; crises políticas e socioeconômicas; e perseguições étnicas e religiosas.

Resumo sobre a imigração no Brasil
As causas para esse fenômeno são diversas: ocupação e colonização; questões econômicas, que incluem a imigração subvencionada; conflitos internacionais; guerras; e fuga de crises econômicas, sanitárias e humanitárias ou de perseguições (religiosas, políticas e étnicas).

A imigração é, na maioria, dos casos ilegal. Esse cenário implica em problemas sérios para os dois lados – tanto para os imigrantes quanto para os países que os recebem. Os refugiados pagam altos valores pela travessia clandestina, e muitas vezes morrem pelo caminho ou são deportados ao chegar.

O impacto econômico, social e político da imigração sempre foi motivo de controvérsia, com estudos mostrando diversos efeitos na mobilidade social, crime, padrão de votos em eleições e desemprego no território dos Estados Unidos.

A origem da maior parte dos refugiados são países da África ou do Oriente Médio. Eles fogem por conta de conflitos internos, guerras, perseguições políticas, ações de grupos terroristas e violência aos direitos humanos.

Crises políticas, econômicas, conflitos armados e atualmente crises ambientais têm sido os principais fatores de deslocamento nos últimos anos. Só na fronteira dos EUA, de acordo com a BBC, mais de 1.7 milhões de pessoas foram presas em 2021 tentando entrar ilegalmente.

Os primeiros que imigraram para o Sul do Brasil foram os açorianos. Após a imigração dos açorianos, houve a vinda em especial dos alemães (1824, São Leopoldo, Rio Grande do Sul), e dos italianos (1875). Outros grupos (árabes, poloneses e japoneses) também estiveram à procura da região para fazer dela sua morada.

As crises econômicas pelas quais o Brasil tem passado nos últimos anos fez com que muitos decidiram emigrar buscando melhores condições de trabalho, quer sejam profissionais altamente qualificados, ou de baixa qualificação, Brites enumera como sendo três as razões que motivam essa diáspora de brasileiros.

Identificamos alguns desafios ou obstáculos que os imigrantes enfrentam como: acolhimento, idioma, preconceito e xenofobia.

Falta de serviços. Os imigrantes ilegais geralmente têm acesso limitado ou nenhum acesso aos sistemas públicos de saúde, moradia adequada, educação e bancos. Alguns imigrantes falsificam documentos de identidade para obter o acesso.