Como se chamam pessoas sem gênero?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Agênero: identidade definida pela ausência de gênero. Andrógino (andrógine): identidade caracterizada pela mistura dos gêneros masculino e feminino.

Nesse contexto, ser não-binário é não se sentir pertencente ou recusar viver um dos dois gêneros. “É não caber em nenhum gênero, não ser homem ou mulher. “Você pode transitar entre esses dois pontos ou abandonar ambos de várias maneiras, como ser agênero”, explica Dandá.

Ainda há estigma sobre o que é uma pessoa não-binária, diz analista de diversidade. O Dia Internacional da Pessoa Não-Binária é comemorado em 14 de julho. A não-binariedade, basicamente, se refere a pessoas que não se identificam nem 100% como homem, nem 100% como mulher.

Ao contrário do não-binário, aquele que se identifica com o gênero binário se vê como homem ou mulher, como alguém do sexo masculino ou feminino. É um tipo comum de sistemas de gênero. Vale lembrar que identidade de gênero e orientação sexual não são a mesma coisa e não dependem entre si.

Pronomes e expressão de gênero
Mas sempre vai variar de pessoa para pessoa, não existe uma regra. Dica de ouro: se você não sabe como se referir a alguém, pergunte sempre como a pessoa deseja ser tratada. Muitas pessoas agênero também têm preferência por uma linguagem neutra e sem pronomes.

Quantos gêneros existem? Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Para se referir a um indivíduo que se reconhece exclusivamente como mulher, podemos dizer: “Ela é bonita”. No caso de uma pessoa não binária, diremos: “Elu é bonite”. A escolha do u marca a neutralidade nos casos em que a letra e já é utilizada para marcar o gênero nos pronomes (como no pronome masculino “ele”).

A pessoa não binária é aquela que não se identifica nem com o gênero masculino, nem com o gênero feminino. Sua identidade de gênero não se encaixa 100% dentro do binário de gênero.

Transgênero e não binário são termos usados para se referir à identidade de gênero. Por outro lado, queer descreve identidades sexuais e de gênero que não são heterossexuais e cisgênero. Assim, pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais podem se identificar com a palavra queer.

Uma pessoa de gênero-fluido é alguém que não se identifica só com um extremo, uma pessoa não binária. É alguém que não se considera totalmente feminina ou masculina. É alguém que flui entre os gêneros, entendendo que o gênero é uma construção social.

Gêneros binários estão associados à binaridade de gênero. São os dois únicos gêneros legitimados pela sociedade e pelas instituições: o gênero feminino e o gênero masculino; mulheres e homens.

“Ela/dela”, “Ele/dele”, “Elu/delu”, “Ile/dile” são algumas dessas possibilidades. Com “ela” e “ele” você, provavelmente, está familiarizado desde que nasceu. Já “Elu/delu” e “Ile/dile” são pronomes considerados “neutros” e integram sistemas da chamada linguagem não binária – também conhecida como linguagem neutra.

Agênero: pessoa que tem identidade de gênero neutra ou não se identifica com nenhuma identidade de gênero. Não-binário: essa identidade de gênero é usada quando uma pessoa acredita que sua expressão de gênero não se limita às definições binárias de “masculino” e “feminino. Gay: homem que sente atração por homens.

Cisgênero é o termo usado para designar pessoas que se identificam com o gênero (masculino ou feminino) que lhes foi atribuído ao nascer. Já transgênero é o termo que se refere as pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascimento.

De acordo com a tipologia textual, eles são classificados em 5 tipos: texto narrativo, texto descritivo, texto dissertativo, texto expositivo e texto injuntivo.

Tipos textuais

  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.