Qual é o oposto de sarcasmo?

Perguntado por: aalvim . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

O contrário de sarcasmo é: 1 reservado, seriedade. 2 considerabilidade. 3 modesto, integridade, probidade, pudicícia, rectidão, respeitabilidade, gravidade, sisudez, honradez, honestidade, dignidade, acanhado, decente, distante, garantido, guardado, introvertido, sério, decoro, decência, eufemismo.

O contrário de sarcástico é: 1 sério, reservado.

Já o humor, para ele, é o oposto da ironia: é a seriedade escondida sob o lúdico. Ainda distingue a ironia do humor, ao achar que a ironia é objetiva e se destina para o outro, enquanto que o humor é subjetivo, existindo primariamente só para a própria pessoa" (1).

No entanto, ao contrário da ironia, o sarcasmo é notadamente mais agressivo e provocador, muitas vezes zombando de algo ou de alguém. A ironia, por sua vez, pode ser mais leve ou menos óbvia e mais sutil no tom de deboche. A ironia consiste em uma figura de linguagem que traz o sentido oposto do que foi enunciado.

Quando uso o humor como escudo, é ironia. Quando uso o humor como arma, é sarcasmo. Vale lembrar que o deboche é outro termo que também está relacionado com a ironia e o sarcasmo. No entanto, ele é utilizado no discurso com o intuito de menosprezar ou constranger o receptor da mensagem.

Ação de dizer o oposto do que se quer, mas sempre com um propósito depreciativo, de maneira mordaz e amarga. expressão Ironia insultuosa, penosa, mordaz ou cáustica: o sarcasmo estava presente em toda a sua obra literária.

A ironia é uma figura de linguagem que consiste em sugerir o contrário do que se afirma. Pode também ser entendida como uma zombaria. Em ambos os casos, para ser identificada, ela depende do contexto (da situação) e do conhecimento do interlocutor.

A ironia é uma figura de linguagem que consiste em utilizar uma palavra ou expressão, atribuindo-lhe diferente sentido ou significado de acordo com o contexto. Na construção de um texto, ela pode aparecer em três modos: ironia verbal, ironia de situação e ironia dramática (ou satírica).

O sarcasmo pode ser classificado como maldoso, ferino, malicioso, enquanto a ironia costuma ser mais sutil.

Exemplos de Ironia

  1. Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga. ...
  2. A sopa estava uma delícia: fria e sem tempero. ...
  3. Eu fico feliz quando ela não atende as minhas ligações. ...
  4. Ele estudou tanto que tirou zero na prova. ...
  5. Felicidade é trabalhar muito e receber pouco. ...
  6. Ele teve uma grande ideia e arruinou a nossa viagem.

Isso deve ser feito de três maneiras:

  1. Diga que o sarcasmo lhe incomoda.
  2. Exija que a pessoa comunique-se de forma literal.
  3. Mostre as consequências negativas deste hábito.

Ou seja, ser irônico é afirmar exatamente o contrário daquilo que se pensa. A ironia pode ser utilizada com vários objetivos. Gozar de alguém, denunciar algo, fazer críticas ou mesmo censurar alguma coisa. A ideia é valorizar algo ou alguém quando, na verdade, o sentido implícito é de oposta desvalorização.

O deboche se desenvolve numa área cinzenta, que é a dúvida e a incerteza – “Ele está falando sério ou está brincando?”, podemos pensar sobre o autor do comentário. Essa falta de clareza é a grande arma do debochador para atacar de forma segura.

A forma mais simples de lidar com a situação no momento é reconhecer o comentário (acenar a cabeça ou dizer “Certo”), como se as palavras fossem sinceras. Assim, dá para continuar a conversa sem interrupção ou outros problemas. Você pode ignorar completamente o comentário e fingir que não ouviu nada.

O sarcasmo é uma forma de provocação. Enquanto função de linguagem, tem objetivo de desprezar a pessoa envolvida no contexto da frase.