Qual o pecado dos fariseus?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Os fariseus acusaram os discípulos de Jesus de trabalharem no sábado porque eles colheram espigas e as comeram enquanto caminhavam com Jesus. Jesus usou estes dois exemplos para mostrar que Seus discípulos guardavam a lei de Moisés, embora ofendessem a tradição que os fariseus consideravam ser mais importante.

Jesus condena o pecado da hipocrisia.
Os escribas e fariseus pagavam o dízimo, davam esmolas aos pobres, freqüentavam os serviços de adoração e iam regularmente ao templo. O que fez com que o Senhor os condenasse? (Ver Mateus 23:5, 14, 23–28.

Os fariseus tinham uma mentalidade mais religiosa, enquanto os saduceus estavam mais voltados para a política. Embora houvesse muita intolerância e desconfiança mútua entre esses grupos, eles se tornaram aliados em seu ódio comum contra Jesus.

1. Membro de uma seita de judeus que ostentava grande santidade exterior na sua vida. 2. [Depreciativo] Hipócrita; fingido.

Eles evitavam cumprir suas obrigações de cuidar dos pais idosos, declarando que seu dinheiro estava reservado como oferta a Deus, ou Corbã. Ao fazer isso, violavam o mandamento de honrar pai e mãe.

Universidade Católica de Pernambuco
A relação entre Jesus e os fariseus sempre foi encarada como conflituosa, de forma a estabelecer a compreensão que ela respaldou o sentimento de ruptura entre o cristianismo e o judaísmo.

Em Mateus 22:36–39, o contexto é a resposta de Jesus Cristo a um fariseu que perguntou qual era o maior dos mandamentos. Uma doutrina ou um princípio ensinado nessa passagem é que os dois grandes mandamentos são amar a Deus e amar ao próximo.

5 sinônimos de fariseu para 2 sentidos da palavra fariseu: 1 falso, dissimulado. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 charlatão, fingido, hipócrita.

Não é de admirar que Cristo tenha “suspirado profundamente em seu espírito”, quando tais exigências Lhe foram feitas. E replicou aos escribas e fariseus que haviam demonstrado tal desatenção às Suas palavras: “Uma geração b má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado senão o do profeta Jonas.”

Os escribas eram homens considerados doutores, mestres especializados no estudo e na aplicação da lei ou Torá. E os fariseus, a maioria não sacerdotes, mas participavam voluntariamente dos cerimoniais religiosos e praticavam diversos rituais como lavar as mãos antes e depois das refeições.